A granja Tang, localizada na Linha Paese, em Farroupilha, ficou em 3º lugar na modalidade de gado leiteiro, na 42ª Expointer, em Esteio, nesta terça-feira, 27. A vaca da raça Holandesa tem cinco anos e produziu 69 litros em 24 horas de ordenha. A agropecuária Zatt de Colorado ficou em 1º lugar.

O empresário Marcos Tang explicou os pontos positivos de participar da exposição. “Investimos na Expointer, porque sabemos da visibilidade que temos ao participar do evento e consequentemente conseguimos vender mais leite”, contou. A granja está com 16 vacas no evento e ainda concorrerá nas modalidades Macho, Terneira e Novilho. A Expointer ocorrerá até o próximo domingo, 1º de setembro.

Em Farroupilha existem produtores que investiram muito alto com tecnologias de ponta e estão sendo prejudicados pela política do preço baixo. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), Márcio Ferrari, nos últimos cinco anos mais de 18 mil famílias do Rio Grande do Sul deixaram de produzir leite.

Tang também comentou sobre a crise do estado no setor leiteiro. Conforme o empresário, atualmente o litro de leite está R$ 1,20. “Nós temos leite sobrando aqui no estado, mas o preço pelo litro é muito baixo e isso acaba desestimulando a produção. O ideal era entregar o leite sabendo quanto a gente vai receber. O litro deveria custar R$ 1,70”, opinou. A granja Tang conta com 40 vacas que produzem mais de 500 mil litros de leite por ano.  

Leia Também

Deixe o seu comentário!