O Museu Casa de Pedra foi reinaugurado na noite desta quarta-feira, 22, na Rua Domênico Fin, no bairro Nova Vicenza, em Farroupilha. Com nova estrutura e acessibilidade, o local recebeu um investimento de R$ 264 mil por meio de uma emenda parlamentar do deputado Renato Mölling e contrapartida do município. Foram construídas rampas de acesso, instalado um elevador e na parte superior uma sala que servirá para exposições temporárias e um espaço para atendimento ao público. A parte inferior conta com sala de aula, sala de atendimento e dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais.

A entrega oficial para a comunidade foi realizada pelo prefeito Claiton Gonçalves, que salientou a importância de resgatar os valores e a história da imigração italiana. O secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali comentou sobre as melhorias e os novos espaços. O museu fica aberto para visitação de segunda a sexta, das 8 às 17h, sem fechar ao meio-dia.

História

A casa foi construída em 1896 e inicialmente era utilizada como moradia da família Fin. Posteriormente ela virou uma casa comercial. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) no ano de 1985, dispondo de um acervo de utensílios, móveis e ferramentas domésticas que retratam a vida dos imigrantes italianos, além de documentos e objetos da história da Farroupilha que foram doados por descendentes de imigrantes.

Confira no áudio abaixo

 

Áudios

Deixe o seu comentário!