O colunista de tecnologia do site G1 da Rede Globo, Ronaldo Prass, em entrevista para a Rádio Spaço FM durante o programa Fim de Expediente desta quarta-feira, 17, alertou a população para crimes de extorsão envolvendo troca de fotos íntimas através de redes socias.

Prass explicou que tem conhecimento de casos como este desde de 2015, e na época os delitos eram cometidos por estrangeiros. No momento ele comentou que existem muitos brasileiros que estão praticando estes crimes que funcionam basicamente com troca de fotos íntimas entre supostos amigos em redes sociais.

O colunista contou que as maiores vítimas são homens idosos e que ao aceitar uma nova amizade em redes sociais acabam se envolvendo. A suposta amizade envia fotos nuas e pede em troca imagens íntimas da vítima.

A partir deste ponto inicia a extorsão. Um terceiro entra na história afirmando que as fotos são de uma filha, menor de idade, e que o caso seria levado para a polícia, ou até mesmo que as imagens íntimas da vítima podem ser divulgadas na internet se ela não fizer pagamentos ou transferências bancárias.

Ele também comparou este crime com o conhecido conto do bilhete, que estelionatários trabalham para enganar as pessoas e conseguir dinheiro fácil, oferecendo supostos bilhetes premiados.

Prass orientou a população para que não troque ou não tire fotos desta natureza, pois mesmo não acontecendo crimes como este de extorsão, pode acontecer do celular ser perdido ou roubado e as fotos acabarem espalhadas na internet. Caso se envolvam em fatos como este, as pessoas devem procurar imediatamente a polícia.

OUÇA A ENTREVSTA NO ÁUDIO ABAIXO

Áudios

Deixe o seu comentário!