Antes da abertura da Festa da Uva, a presidente Dilma Rouseff entregou motoniveladoras e caminhões caçamba para 118 municípios gaúchos. As doações são provenientes do PAC 2 Equipamentos e beneficiam cidades com menos de 50 mil habitantes. Praticamente todos os prefeitos estiveram reunidos na cerimônia realizada no auditório da UCS. A reportagem conversou com alguns deles e atualizou informações sobre a economia dos municípios, as principais dificuldades e o número de habitantes.

 

Porto Mauá, cidade que faz divisa com a Argentina no noroeste do estado tem cerca de dois mil e seiscentos habitantes que trabalham principalmente com a agricultura e pecuária. Um porto na divisa com o país vizinho também movimenta a economia. O prefeito Guerino Pedro Pisoni, filiado ao PTB revela que faltam profissionais da receita federal para trabalhar em Porto Mauá.

 

Município de sete mil e trezentos habitantes, Segredo no centro do Rio Grande do Sul sofre com a falta de emprego. Segundo prefeito, José Alencar José Feron a prefeitura é o maior empregador do município, com mais de 250 funcionários.

 

Nicolau Haas é prefeito de Linha Nova e rapidamente fala sobre o trabalho da cidade de pouco mais de 2 mil habitantes. No município colonizado por alemães, 81% do PIB vem do setor primário.

 

Com cerca de 12 mil habitantes, Bom Principio é governada pelo prefeito Vasco Brandt. Filado ao PMDB, Vasco fala um pouco sobre a cidade que tem na indústria moveleira boa parte da sua economia.

 

O município de Anta Gorda sofre com a falta de médicos. Recentemente a Unidade Sanitária realizou concurso e a única inscrita não compareceu para assumir a vaga. Para solucionar o problema um convênio foi assinado para receber um médico cubano. Segundo o prefeito, Neori Dalla Vechia essa é a única solução.

 

Luis Paulo Fontana é prefeito de Arvorezinha, cidade de 10 mil habitantes e polo na produção de Erva-Mate gaúcha. São 18 indústrias e a maioria das famílias envolvidas no cultivo. Ele fala sobre o município e justifica a alta no preço da erva.

 

Confira na galeria de áudios abaixo

Áudios

Deixe o seu comentário!