O Spaço Livre deste sábado, 4, recebeu como convidada a médica pediatra e membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia na área de ultrassonografia e densitometria óssea, Kátia Maria Rössler Roncatto. Ao longo da entrevista ela comentou sobre o lançamento do livro de seu pai, João Carlos Rössler, denominado 'História da Medicina de Farroupilha', que ocorreu no dia 27 de abril. Anteriormente Cidi, a clínica da família localizada no centro da cidade mudou de nome para Rössler Diagnósticos por Imagem. Kátia conta que a iniciativa foi tomada para dar personalidade para o empreendimento que completou 25 anos de atuação. 

Durante a entrevista a médica também comentou sobre exames preventivos que devemos realizar como mamografia, ecografia endovaginal, ecografia de abdômen total com avaliação da próstata, ecografia com doppler das carótidas, e outros. "Hoje em dia a gente tem ferramentas e tem como fazer a prevenção", explicou.

Outra questão abordada foi a osteoporose. Segundo Kátia, o diagnóstico é feito com o exame de densitometria óssea associado a alterações em outros exames e histórico clínico e familiar. A partir dos 40 anos começamos a perder a massa óssea e, por isso, o indicado é que as pessoas ingiram até 1.300 gramas de cálcio por dia através da alimentação, principalmente com leite e derivados, além de vegetais folhosos de cor escura. Ela ressaltou ainda que as mulheres grávidas devem ter um bom aporte de cálcio para a formação do bebê. "A osteoporose é uma doença que deve ser prevenida desde dentro do útero materno", salienta. 

Ouça o programa na íntegra:

 

 

 

Deixe o seu comentário!