O mercado clandestino de desbloqueio de celulares roubados vem crescendo cada vez mais no Brasil. Por isso, a Anatel prometeu retirar do ar aparelhos piratas e adulterados no Rio Grande do Sul a partir de dezembro. Neste domingo o programa Fantástico irá exibir uma reportagem sobre o assunto e mostrar como os criminosos fazem para desbloquear e revender os telefones por preços muito abaixo do valor.

O colunista de tecnologia da Rede Globo no portal G1 e arquiteto de software, Ronaldo Prass, concedeu uma entrevista para a Spaço FM e comentou que a situação é preocupante, já que é um comércio paralelo que rende muito dinheiro e o roubo favorece ainda mais este mercado. "A gente tem a falsa sensação de que os mecanismos de bloqueio oferecidos pelo próprio aparelho, pela Anatel servem para coibir esse tipo de roubo", salientou.

Prass afirmou ainda que as autoridades, fabricantes e operadoras possuem soluções tecnológicas que não estão funcionando como eles estão prometendo. Além disso, ele orienta que as pessoas evitem se tornar vulneráveis se expondo demais digitando mensagens na rua, por exemplo, para evitar chamar a atenção de ladrões e, assim, acabar auxliando o mercado que irá roubar, desbloquear e revender. "Vai comprar celular de segunda mão? Nota fiscal, recibo, burocracia mesmo", finalizou.

Confira no áudio abaixo

Áudios

Deixe o seu comentário!