A Cooperativa Habitacional Terra Nossa realizará uma assembleia geral extraordinária no dia 13 de julho. Às 14h ocorrerá a primeira chamada, às 15h a segunda e a partir das 16h, com quorum de no mínimo três mil pessoas, o evento começa.

A reunião será nos Pavilhões da Fenakiwi, na Avenida Prefeito Arno Domingos Busetti, no bairro Cinquentenário, em Farroupilha. O principal objetivo é discutir e votar o afastamento do atual presidente, Raul Herpich. Em seguida será feita uma comissão provisória para a realização de novas eleições.

Entenda o caso

Herpich é investigado por apropriação indébita e desviar dinheiro das cooperativas habitacionais Terra Nostra e Meu Pedaço de Chão. Na manhã do dia 19 junho, quatro mandados de busca e apreensão foram realizados com apoio da Polícia Civil no gabinete dele na Câmara de Vereadores da cidade, e nos escritórios das cooperativas. Além disso, o órgão também cumpriu a determinação de sequestro de bens e valores do investigado e seus familiares, como contas bancárias, cinco automóveis, dois apartamentos e quatro box de garagens.

Os primeiros grupos de associados surgiram em 2008 e, até hoje, nenhum lote foi entregue. Em uma entrevista para a Spaço FM em abril deste ano, Herpich afirmou que as cooperativas possuíam 116 hectares de terra distribuídos nos bairros Farrapos, São José, Nova Sardenha e Linha Machadinho. Entretanto, o MP encontrou matrículas de apenas 57 hectares, com valores muito acima do mercado. Constatou-se que muitos depósitos de valores baixos, múltiplos de 100, foram realizados nas contas particulares do vereador e de seus familiares. A soma resulta em R$ 1.164.297,55 milhão espalhado em contas da família.

O MP havia solicitado o afastamento do investigado de seu cargo de presidente nas duas cooperativas, o que não foi atendido pelo Judiciário, que entendeu que a medida cabia aos cooperativados. As contas do político foram bloqueadas e a prisão preventiva dele pode acontecer a qualquer momento se ele tentar influenciar pessoas ou prejudicar a investigação.

 

Áudios

Deixe o seu comentário!