Integrantes da administração municipal de Farroupilha participaram do programa Spaço Rádio Jornal desta quarta-feira, 26, e explanaram diversos assuntos que estão em pauta na cidade. A comitiva que participou do painel foi formada pelo prefeito Claiton Gonçalves, o secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, Vandré Fardin e pelo gestor da pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini.

OUÇA O PROGRAMA COMPLETO NO LINK ABAIXO 

ELEIÇÕES 2020

A conversa iniciou com o assunto anunciado pelo presidente municipal do Partido Democrático Brasileiro (PDT), Thiago Brunet, que confirmou a pré-candidatura de Elaine Giuliato para prefeita nas eleições de 2020.

De acordo com o prefeito, o tema ainda não foi debatido dentro do partido. “Essa fala do Thiago é mais uma vontade pessoal”, destacou. Gonçalves, que também é filiado ao PDT, foi questionado sobre seu apoio à pré-candidatura da atual secretária da Educação. “Não foi discutido o assunto. Se for o nome dela, nós estaremos aplaudindo”, concluiu.

Os secretários também foram indagados sobre a pré-candidatura do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na qual eles fazem parte. Severginini comentou que o melhor é ser lembrado pela população e não pelo partido. Ele salientou que no momento não tem interesse em concorrer e os nomes mais cotados da sua sigla são do vice-prefeito Pedro Pedrozo e de Vandré Fardin. O político também destacou a importância de Elaine neste contexto.

EDUCAÇÃO

A administração também divulgou a compra de 200 computadores para a troca dos que já estão obsoletos nos laboratórios de informática das escolas municipais, além de lousas digitais para algumas instituições.

Dentro deste tema estão sendo inseridas aulas de linguagem de programação para alunos da educação infantil. O investimento será de R$ 2,5 milhões e contemplará a troca de computadores da prefeitura.

20-40

Outro tema abordado durante a entrevista foi o próximo Encontro Público do Farroupilha 20-40, que ocorre nesta quinta-feira, 27, a partir das 18h, no auditório da Cics, localizado na Rua da República, 425, no 6º andar.

Na ocasião o palestrante será o médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, Elson Romeu Farias, que atua na Secretaria Estadual da Saúde. O gestor do município comentou sobre a importância do tema e afirmou que estará presente.

ENTIDADES

Conforme o prefeito, o município está integrado às entidades e recentemente concedeu uma área de terra em frente à UCS Farroupilha para a Cics e outra para a CDL no Largo Carlos Fetter.

Fardin criticou o posicionamento do empresário Fabiano Feltrin, que em recente entrevista para a rádio, ressaltou a falta de proximidade da atual administração com as entidades.

O secretário afirmou que a manifestação do prefeito desencadeou as afirmações do empresário. O gestor havia provocado as entidades para que estivessem ainda mais conectadas com a prefeitura. Ele ainda destacou que as instituições estão engajadas. “Esse tipo de fala atrapalha”, pontuou. Ele ainda comentou que a cidade está avançando em todos os setores e as críticas não condizem com a realidade. “É lamentável”, finalizou.

SEGURAÇA PÚBLICA

Gonçalves ainda contou sobre o projeto do cercamento eletrônico do município que está em andamento. Segundo o prefeito, serão instalados cerca de 100 equipamentos de vigilância em pontos estratégicos, mas o processo de licitação sofreu uma pausa devido a uma empresa participante não concordar com o resultado.

Ele fez um apelo ao judiciário para que dê prosseguimento ao processo. Com a instalação das câmeras e do sistema, o município ficará integrado com todo o Brasil para que dados de veículos sejam repassados para todas as autoridades policiais, garantindo maior sensação de segurança para a população.

A central será instalada na Praça da Máquina, localizada ao lado do Auto Posto Benvenutti.

INFRAESTRUTURA

O gestor municipal estará entregando em Porto Alegre nesta quinta-feira, 27, um documento para o governo do estado. Ele se trata de um convênio entre municípios e o Departamento Autônomo de Rodagem (Daer) para a recuperação das rodovias nos mesmos moldes do que foi realizado em Farroupilha.

Ele ainda destacou que a operação tapa-buracos realizada pela prefeitura foi de forma emergencial para preservar vidas e a economia da cidade. Ainda na próxima segunda-feira, 1º de julho, a prefeitura irá entregar a obra de asfaltamento da Rua Júlio de Castilhos, em frente à Malharia Biamar.

O prefeito divulgou que em breve a Rua Porto Alegre, no bairro Industrial, deve ser asfaltada e haverá a abertura da perimetral na Avenida Armando Antonello, onde uma casa foi adquirida pelo município, próximo à rótula da Santa, na RSC-453, a qual será demolida para que seja construída a via.

Ele também lembrou que a 7ª etapa da pista de caminhada de Caravaggio está no planejamento, além do asfaltamento de outras ruas como a Raineri Petrini e a revitalização da Praça Emancipação.

CASO RAUL HERPICH

Segundo o prefeito, que é filiado ao mesmo partido do vereador investigado pelo desvio de R$ 1,1 milhão das cooperativas habitacionais, ele está aguardando a resposta da justiça e acredita que a saída de seu cargo de vereador deve ser debatida pelo Legislativo.

TRANSPARÊNCIA

Outra informação repassada pela comitiva foi a divulgação do Tribunal de Contas, no qual Farroupilha aparece como uma cidade 100% transparente.

OUÇA O PROGRAMA COMPLETO NO LINK ABAIXO

 

Leia Também

Deixe o seu comentário!