O projeto da Farmácia Solidária criado pela deputada estadual, Francis Somensi (PRB), foi instituído no Rio Grande do Sul após ser aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 10. A aprovação oferece condições jurídicas para que outros municípios do estado possam instalar Farmácias Solidárias.

O projeto estava tramitando na Assembleia Legislativa desde o final de março. Antes de ser votado no plenário, o programa passou pela Comissão de Constituição e Justiça, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da casa.

A deputada ressaltou que a Farmácia Solidária foi criada há quatro anos, no município de Farroupilha e nesse período, beneficiou 12 mil pessoas, gerando uma economia para os cobres públicos de R$ 1,7 milhões. O programa também prevê a destinação final de forma correta dos remédios vencidos. “Estou muito feliz, com a aprovação do projeto já neste primeiro ano de mandato, pois com a lei, nós temos as condições legais para buscar a implementação do projeto em outros municípios do Rio Grande do Sul", explicou.

Com a aprovação na Assembleia, o Projeto de Lei está aguardando apenas a sansão do governador, Eduardo Leite, para se transformar em lei estadual nas próximas semanas.

Leia Também

Deixe o seu comentário!