O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, foi o convidado do programa Spaço Livre deste sábado, 10. Também participaram do painel a coordenadora do projeto 20-40, Franciele Bonaci e o secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, Vandré Fardin.

Durante o programa, o prefeito foi questionado sobre um convite aos integrantes da oposição, filiados ao MDB. De acordo com o gestor, as ofertas foram feitas para o presidente municipal do partido, Jorge Cenci e o ex-prefeito de Farroupilha, Bolivar Pasqual. Gonçalves não confirmou para qual secretarias eles iriam, mas os políticos não aceitaram os convites e afirmaram que vão continuar auxiliando o município fora da atual administração.

Pasqual teve os direitos políticos cassados devido a um processo relacionado a rejeição de contas da sua adminitração no ano de 2008. Segundo Claiton, mesmo com os problemas políticos que o ex-prefeito enfrenta, ele não sabe se isso poderia interferir na gestão de alguma secretaria. Ele ainda comentou que Pasqual estaria sob sua supervisão e não haveria problemas. "O Bolivar Pasqual é o político com o nome mais consolidado do ponto de vista político da cidade", declarou. Gonçalves salientou que é preciso resolver questões do passado, do presente e do futuro. "A cidade só é feita se todos fizerem", pontuou.

Ao longo do programa os convidados comentaram sobre o planejamento de curto, médio e longo prazo do Farroupilha 20-40. A iniciativa visa traçar metas para o futuro da cidade. Até o momento já foram realizados paineis sobre agricultura, segurança, saúde, gestão pública, lazer e esporte, juventude e educação, iluminação e eficiência energética, cidades sustentáveis e novas tecnologias, turismo e habitação. Os próximos devem abranger comércio e serviços, mobilidade urbana, e recursos naturais e saneamento básico. Posteriormente ocorrerão encontros públicos e uma audiência pública para explanar o que foi trabalhado em cada segmento, além de questionar a população sobre o futuro de Farroupilha. Conforme Franciele, a participação da comunidade é muito importante para dar opinião e ajudar a construir o futuro do município. O projeto ainda inclui um livro a ser publicado com estas diretrizes.


Ouça o programa na íntegra:

Deixe o seu comentário!