Uma ação de conscientização e prevenção da hepatite viral ocorre até as 16h30 desta sexta-feira, 26, na Praça da Igreja Matriz e no salão paroquial de Farroupilha.

O Dia Mundial de Combate à Hepatite é comemorado oficialmente no dia 28 de julho e visa informar a comunidade sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento. 

Principais sintomas

Mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

Medidas de prevenção

Lavar bem as mãos.

Ingerir somente água filtrada ou fervida.

Lavar bem os alimentos antes do consumo.

Sempre usar preservativos nas relações sexuais.

Evitar contato com sangue.

Exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing.

Não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C e, caso necessário, disponibiliza tratamento gratuito.

O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.

Deixe o seu comentário!