A Loja Pintura Íntima está promovendo um evento alusivo ao Outubro Rosa. O encontro será realizado na loja que fica localizada na Rua Júlio de Castilhos, 1.154, no centro de Farroupilha, e tem por objetivo apresentar para o público palestras informativas com o grupo Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha, com a psicóloga Cínthia Putton e a fisioterapeuta Fernanda Conte Gazzoni. O evento é gratuito e inicia às 18h.

O programa Fim de Expediente desta segunda-feira, 30, recebeu as idealizadoras do encontro, Meri Mognon e Rafaela Mognon, a presidente do Instituto Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha, e coordenadora do banco de perucas, do Hospital Geral, Clementina Giacomelli, e a integrante do banco, Maríndia de Anhaia.

A proprietária da loja, Meri Mognon explicou sobre a importância do mês que busca alertar principalmente as mulheres para que fiquem atentas ao seu corpo com as pequenas alterações que podem ser um sinal de câncer.

DEPOIMENTO

A integrante do banco de perucas, que é portadora de câncer de mama, contou sobre o seu caso. Maríndia, que é motorista de ônibus, explicou que começou a sentir um desconforto em um dos braços e se consultou com um médico que começou a investigar. De acordo com a coordenadora, seu câncer era de grau dois e agora já está em quatro. “Aqui se empata muito na Secretaria da Saúde”, declarou.

Um dos exemplos que ela relatou foi uma mamografia que ela precisava no início de seu tratamento e até o momento não conseguiu realizar, segundo ela, pela burocracia da pasta que cuida dos casos. “Aqui demora-se bastante para a gente ser atendida no SUS”, contou.

Ainda de acordo com Maríndia, ela foi diagnosticada em março e somente quando começou a ser atendida em Caxias do Sul é que iniciou o tratamento.

OUÇA A ENTREVISTA NO ÁUDIO ABAIXO

Áudios

Deixe o seu comentário!