A prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, realizará uma palestra com o médico psiquiatra e mestre em Saúde da Família, Ricardo Nogueira, sobre automutilação na infância e adolescência para combater o suicídio em alusão ao Setembro Amarelo. O evento ocorrerá das 10h às 12h, no Salão Nobre da prefeitura.

A secretária da Saúde, Rosane da Rosa explicou como o poder público abordará esse tema. “As cidades do interior sofrem com isso, principalmente com a automutilação de jovens. Quem mais detecta problemas com relação aos adolescentes são os professores. Eles precisam estar preparados para poder fazer essa abordagem”, explicou.

Na manhã desta quarta-feira, 11, profissionais de saúde mental desenvolveram uma ação de escuta e sensibilização na Praça da Matriz com o objetivo desmistificar o suicídio, ainda compreendido como tabu, diluir os mitos associados ao tema, difundir fatores de risco e protetivos com relação ao suicídio.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontam que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo e cerca de 800 mil pessoas por ano tiram a própria vida.

Ouça o áudio abaixo 

 

 

Áudios

Leia Também

Deixe o seu comentário!