O Spaço Livre deste sábado, 2, recebeu o médico alergista Álvaro Cecchin, que comentou diversos assuntos e respondeu dúvidas dos ouvintes sobre diferentes tipos de alergias. Durante o programa ele explicou que na região da Serra Gaúcha os pacientes apresentam bastante alergias e doenças respiratórias, principalmente no inverno e na primavera. Além disso, houve um aumento significativo nos últimos tempos de alergia a picadas de insetos.

Cecchin também abordou sobre a questão alimentar. "Estamos vendo um crescente mundial a nível de alergia alimentar e intolerâncias alimentares", salientou. De acordo com o médico, os problemas atingem não somente crianças, mas também adultos e até pessoas mais velhas que nunca haviam apresentado algum sintoma. Em relação ao leite, ele esclareceu que a intolerância a lactose é a deficiência de uma enzima que causa um processo inflamatório intestinal, enquanto que a alergia a proteína do leite pode abranger boca, garganta, esôfago, estômago, intestino e pele. O entrevistado contou que o que aumentou foi o leque de diagnósticos, pois a intolerância sempre existiu, mas não se tinha a informação e as pesquisas e, em muitas pessoas, se manifestava de forma silenciosa. A intolerância não tem cura, mas com a dieta adequada é possível fazer um controle para a estabilidade.

Cecchin atende no Centro Médico de Farroupilha, na sala 677, no primeiro andar. Consultas podem ser agendadas pelo telefone 3261-1287.

Ouça o programa na íntegra:

Deixe o seu comentário!