O Spaço Livre deste sábado, 9, recebeu como convidada a médica ginecologista e obstetra Daniela Letti. Ao longo do programa ela comentou sobre HPV, dor no sexo, secreções, infecção urinária e a saúde da mulher.

Em relação ao HPV, que é transmitido sexualmente, a profissional explicou que o vírus pode causar câncer de colo de útero e para evitar a doença é preciso fazer o exame preventivo, conhecido como Papa Nicolau, além de tomar alguns cuidados como usar camisinha e fazer a vacina. "É um vírus relativamente comum. Hoje em dia a gente percebe que uma grande quantidade de mulheres sexualmente ativas tem algum tipo de HPV", salientou.

Daniela ainda esclareceu dúvidas sobre as secreções e os corrimentos. Ela afirmou que a mulher possui uma secreção normal quando é transparente e sem odor e, a partir do momento que há uma mudança na cor, quantidade ou cheiro, isto pode indicar algum tipo de doença. 

Outro ponto abordado foi a infecção urinária. A médica destacou que é necessário tomar bastante líquido, evitar segurar a urina muito tempo, além de manter a higiene e os cuidados nas relações sexuais. "A mulher tem facilidade anatômica de ter infecção urinária", pontuou.

Ouça o programa na íntegra: 

Deixe o seu comentário!