O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos presentes na natureza, com poucas calorias e muitas vitaminas. Uma xícara de espinafre cozido no vapor contém só 40 calorias, e quase todo o manganês e folato que o seu corpo precisa diariamente. O espinafre contém mais proteínas do que outras hortaliças e um alto teor de fibra, o que ajuda a desintoxicar e limpar o intestino.
Ele ajuda no controle e prevenção de diabetes graças às suas fibras, que ajudam a equilibrar o teor de açúcar no nosso organismo.
Se você deseja emagrecer ou diminuir o seu colesterol, essa folha verde é excelente para estar no seu cardápio e comer sem culpa alguma.
O espinafre é carregado de luteína, um grande aliado contra doenças oculares como a degeneração macular senil e a catarata, mas ele precisa ser consumido com uma fonte de gordura para aumentar a sua absorção, assim como da vitamina E. Uma dica: espinafre cozido e temperado com azeite de oliva, faz uma combinação perfeita.
Esse vegetal pode ser consumido em saladas cruas ou cozidas, em sopas, refogados e sucos naturais, sendo uma opção fácil e barata para enriquecer a dieta com vitaminas, minerais e fibras.
Assim, incluir o espinafre na alimentação traz os seguintes benefícios:
- Prevenir a diminuição da visão com o avançar da idade, por ser rico no antioxidante luteína
- Prevenir câncer de cólon, por conter luteína
- Prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico e ferro
- Proteger a pele contra o envelhecimento precoce, por ser rico em vitaminas A, C e E
- Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias
O combustível do marinheiro Popeye também melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. Os pesquisadores descobriram que se alimentar com espinafre ajuda a proteger o cérebro de danos dos radicais livres e do declínio da capacidade cognitiva relacionado a idade avançada. O alto teor de vitamina E da folhosa verde-escura também contribui para driblar a neurodegeneração cerebral.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir cerca de 90g de espinafre, cinco vezes por semana, o que equivale a cerca de 3,5 colheres de sopa dessa hortaliça cozida. Já o suco de espinafre com maçã e gengibre é fácil de fazer e é uma ótima opção para prevenir e combater a falta de ferro no organismo. Fica a dica.
Leia Também
VIVER BEM: O sal não é totalmente vilão para a sua saúde
VIVER BEM: celular na cabeceira da cama? Não deve!
VIVER BEM: Pânico, você já sentiu?