Os anos 90 foram muito ricos em termos de dance music, mas, muita coisa começou ainda nos anos 80, com a house music.

Derivado disso e com boas projeções para o futuro, surgiu o Kon Kan, um projeto da dupla de músicos Barry Harris (voz, teclados, guitarra) e Kevin Wynne (voz), formado em Toronto, no Canadá, em 1988.

Na época, o país tinha um regulamento chamado "Canadian Content", em que, ao menos 30% das canções executadas nas rádios do Canadá deveriam ser de origem canadense, ou seja, de músicos locais. Com isso, Harris e Wynne fizeram uma paródia para formar o nome do projeto, então de Canadian Content saiu Can Con e depois Kon Kan.

O projeto marcou o cenário da música eletrônica do final da década de 80 com a música "I Beg Your Pardon", lançada em 1988. O single dessa canção foi o primeiro lançado pelo Kon Kan, através do selo Revolving e foi a partir dele que a renomada gravadora Atlantic os contratou.

A música "I Beg Your Pardon" foi inspirada em parte da música de Lynn Anderson chamada I never Promised you dos anos 70 e também com influências de bandas como Public Enemy. A música utiliza vários samples. Essa música foi gravada em um porão utilizado como estúdio, em Hamilton, durante os finais de semana, entre março e maio de 1988. Foi nesta época que Barry Harris conheceu Kevin Wynne fora contratado para cantar alguns versos desta canção.

O primeiro álbum do Kon Kan, "Move to Move" foi gravado em Los Angeles em janeiro e fevereiro de 1989. Este álbum também lançou os singles "Harry Houdini" e "Move to Move". Após as gravações, o Kon Kan embarcou em uma turnê mundial, utilizando como backing vocal Kim Esty. Neste mesmo ano, Kevin Wynne deixa o projeto.

O novo álbum "Syntonic" chega em 1990 com Barry Harris como cantor solo, contando com a participação de outros artistas, como Bob Mitchell (compositor) e utilizando influências de pop e dance. O grande sucesso do álbum foi a música Liberty, que contou com os vocais de Debbe Cole.

O álbum "Vida! ..." de 1999, lançado pela Hypnotic Records, conta novamente com a participação de Bob Mitchell nas composições. Ao lado de canções originais, como o primeiro single chamado Sinful Wishes, contou com uma regravação de Move to Move e uma versão para a música de David Bowie, Moonage Daydream.

O último trabalho que se tem registro do Kon Kan é uma regravação de "I Beg Your Pardon (I Never Promised You a Rose Garden)", em 2007, depois disso, nada mais foi gravado.

Em 2011, Harris formou o Sick Seconds, uma banda de rock com Anton Cook e outros músicos locais. Eles lançaram seu álbum de estréia auto-intitulado via iTunes em março de 2013.

Em junho de 2013, Barry Harris e Kevin Wynne se reuniram para apresentações no Canadá.

Em 25 de março de 2014, Harris anunciou na página do Facebook do Kon Kan que eles deveriam começar a escrever e produzir uma nova música para o projeto Kon Kan com Rachid Wehbi.

Discografia

1988 - I Beg Your Pardon (Single)
1989 - Move To Move
1990 - Syntonic
1993 - Vida!...

Leia Também

Deixe o seu comentário!