A banda Talking Heads surgiu no ano de 1975 em Nova Iorque, EUA, e os integrantes seguiram juntos até o ano de 1991.

Os movimentos punk e new wave inspiraram a formação e grande parte das músicas do grupo formado pelo guitarrista e vocalista principal David Byrne, o baterista e vocalista de apoio Chris Frantz, a baixista e vocalista de apoio Tina Weymouth e o tecladista e guitarrista Jerry Harrison.

A banda ganhou um público específico e milhares de fãs pelo mundo por fundir o rock e o new wave na world music principalmente a ritmos africanos.

Além de serem precursores do que se tornaria a New Wave, a banda também é uma das mais influentes e importantes da história da música.

História

Era o ano de 1974 durante os estudos na "Rhode Island School of Design" que David Byrne e Chris Frantz se juntaram e comporam músicas como Psycho Killer e Warning Sign.

The Artistics era o nome de trabalho no início, depois que a namorada de Chris, Tina Weymouth, juntou-se a eles e então David mudou o nome da banda para a famosa Talking Heads.

A primeira grande apresentação ocorreu no dia 8 de junho de 1975, quando fizeram a abertura do show dos Ramones no lendário CBGB's Club, em Nova Iorque.

Em 1976 juntou-se mais um membro, Jerry Harrison (guitarrista e tecladista), um ex-membro dos The Modern Lovers outra grande referência novaiorquina.

O primeiro compacto da banda foi lançado em 1977, "Love → Building on Fire". E em setembro de 1977 o primeiro álbum, "Talking Heads: 77".

Em 1978, o compositor e produtor Brian Eno da Roxy Music se tornou praticamente um "quinto elemento" do grupo e auxiliou no segundo álbum "More Songs About Buildings and Food". Eno fica no grupo até metade dos anos 80, quando vai para a banda irlandesa U2.

No dia 2 de dezembro de 1991, David Byrne anunciou o fim do grupo Talking Heads durante uma entrevista no Los Angeles Times.

David Byrne seguiu carreira solo mas o grupo influenciou bandas atuais como Radiohead, Arcade Fire, The Killers, Clap Your Hands Say Yeah e, mais recentemente, artistas inspirados pelo worldbeat, como Vampire Weekend e Yeasayer.

Discografia

1977 Talking Heads: 77
1978 More Songs About Buildings and Food
1979 Fear of Music
1980 Remain in Light
1983 Speaking in Tongues
1985 Little Creatures
1986 True Stories
1988 Naked

Deixe o seu comentário!