Ray Erskine Parker, Jr. ou Ray Parker Jr. é um guitarrista, compositor, e produtor norte-americano. Parker é conhecido por compor e interpretar a música tema do filme Ghostbusters, por seus hits solo e por se apresentar com sua banda Raydio e com o falecido cantor Barry White.

Parker nasceu em Detroit e frequentou a Angel Elementary School, onde seu professor de música, Afred T. Kirby, o inspirou a ser um músico aos seis anos de idade, tocando clarinete.

Os primeiros trabalhos musicais

Parker Jr. ganhou reconhecimento no final dos anos 1960 como membro da banda Bohannon na lendária casa noturna 20 Grand. Este ponto de encontro de Detroit frequentemente apresentava alguns artistas da famosa e imortal gravadora Motown, um dos quais, o (Detroit) Spinners ficou tão impressionado com as habilidades do jovem guitarrista que o adicionaram ao grupo em turnê.

Através do relacionamento com Bohannon aos 16 anos, ele gravou e co-escreveu suas primeiras canções com o cantor Marvin Gaye. Parker também foi contratado como músico de estúdio quando adolescente.

Em 1972, Parker foi o guitarrista convidado na música de Stevie Wonder "Maybe Your Baby" do álbum Talking Book de Wonder. Ele também foi o guitarrista principal de Stevie Wonder quando abriu a turnê dos Rolling Stones em 1972.

Em 1973, ele se tornou um chamado "sideman" da banda The Love Unlimited Orchestra, de Barry White.

Parker também escreveu canções e fez sessões de trabalho para The Carpenters, Rufus e Chaka Khan, The Supremes, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Deniece Williams, Bill Withers, Michael Henderson, Jean-Luc Ponty, Leon Haywood, The Temptations, The Spinners, Boz Scaggs, David Foster, Rhythm Heritage, Gladys Knight & the Pips, Honey Cone, Herbie Hancock, Tina Turner e Diana Ross.

O primeiro sucesso genuíno de Parker como escritor foi "You Got the Love", co-escrito com Chaka Khan e gravado por Rufus. O single atingiu o primeiro lugar nas paradas de R&B e o décimo primeiro lugar nas paradas pop em dezembro de 1974.

Em 1976, ele trabalhou como guitarrista rítmico no álbum Io tu noi tutti de Lucio Battisti , traduzido como "Me you and all us".

A banda Raydio

Com a Raydio conseguiu seu primeiro grande sucesso, " Jack and Jill ", de seu álbum homônimo em 1978 com a Arista Records . A canção alcançou a posição 8 na parada Billboard Hot 100, ganhando um single de ouro e um álbum de ouro.

Em 1980, o grupo passou a ser conhecido como Ray Parker Jr. e Raydio. O grupo lançou mais dois álbuns, "Two Places at the Same Time" em 1980 e "A Woman Needs Love" em 1981, ambos álbuns de ouro.

Carreira solo

Em 1981 a Raydio acabou e Parker continuou com sua carreira solo, marcando seis sucessos no Top 40, incluindo o single "The Other Woman" em 1982 e "Ghostbusters" em 1984, tema do filme de mesmo nome e grande sucesso. "Ghostbusters" estava em # 1 há três semanas na parada Hot 100 da Billboard e em # 1 por duas semanas na parada Black Singles. A canção também foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 1984, mas perdeu para "I Just Called to Say I Love You", de Stevie Wonder, do filme A Dama de Vermelho. A canção de Parker garantiu-lhe um Grammy de 1984 de Melhor Performance Instrumental Pop.

Parker foi um dos primeiros artistas negros a se aventurar no então incipiente mundo dos videoclipes. O single "Jack & Jill" foi o primeiro a ser lançado em um programa de televisão. Os videoclipes também foram transferidos para cinema e projetados em cinemas de toda a Europa.

Parker também escreveu e produziu sucessos para New Edition ("Mr. Telephone Man"), Randy Hall , Cheryl Lynn ("Shake It Up Tonight"), Deniece Williams ("I Found Love") e Diana Ross. Ele tocou guitarra em várias canções do álbum de estreia de La Toya Jackson em 1980. Em 1989, ele também escreveu "Ghostbusters", um rap interpretado por Run-DMC, para o filme Ghostbusters II.

Parker também é o fundador e proprietário do Ameraycan Recording Studios, em Los Angeles.

Ghostbusters é cópia???

Em 1984, o cantor Huey Lewis processou a Columbia Pictures e o próprio Parker, declarando que a melodia da música tema dos Ghostbusters infringia os direitos autorais da música "I Want a New Drug" de Huey Lewis & The News, que havia sido lançada em seu álbum Sports no ano anterior. As três partes chegaram a um acordo em 1995 que as proibia de revelar qualquer informação que não estivesse incluída em um comunicado de imprensa que emitiram em conjunto na época. Em março de 2001, Parker entrou com uma ação contra Lewis por violar parte do acordo que proibia ambos os lados de falar sobre isso publicamente.

Parker também atuou como produtor e ator em programas de TV, cinemas e outros produtos com imagem na mídia e internet.

Discografia

1978 - Raydio
1979 - Rock On
1980 - Two Places at the Same Time
1981 - A Woman Needs Love
1982 - The Other Woman
1983 - Woman Out of Control
1984 - Ghostbusters
1984 - Chartbusters
1985 - Sex and The Single Man
1987 - After Dark
1991 - I Love You Like You Are
2006 - I'm Free

Leia Também

Deixe o seu comentário!