Amy Paulette "Amii" Stewart nasceu em janeiro de 1956, nos Estados Unidos. Cantora de disco e soul music, além de dançarina, Amii Stewart é meia-irmã da atriz e cantora Miquel Brown.

Carreira

Amy Stewart nasceu entre 11 filhos. O nome "Amii" veio em virtude de uma inscrição para aulas de dança e canto onde já tinha uma aluna com o mesmo nome e seu pai Joseph Stewart II a inscreveu como Amii.

Ela começou a frequentar a Howard University em Washington, mas logo saiu para trabalhar na DC Repertory Dance Company, estudando balé e dança moderna.

Antes de assinar com a Ariola Records, Stewart fez turnê com a produção teatral Bubbling Brown Sugar em 1975, passando por Miami, Broadway e West End de Londres, onde conheceu Barry Leng, um produtor musical.

No final de 1977, "You Really Touched My Heart", uma composição de Leng, foi a primeira gravação de Stewart, presente em um álbum.

Seu primeiro single, uma versão disco do hit de 1966 de Eddie Floyd "Knock on Wood", alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos em abril de 1979, e lhe rendeu um disco de platina e uma indicação ao Grammy. No mesmo ano, Amii Stewart seguiu com outro cover, desta vez "Light My Fire" clássico do The Doors, que alcançou a posição 5 no Reino Unido, embora só tenha subido para 69 nos EUA. Ela gravou como um medley, incorporando "137 Disco Heaven" e intitulado "Light My Fire / 137 Disco Heaven".

Após seu sucesso na Europa , em meados da década de 1980, Stewart mudou-se para a Itália, e lançou os singles "Friends" e "Together". "Friends" foi um grande sucesso no Reino Unido, Itália e Filipinas.

No início dos anos 2000, Stewart fez uma turnê pela Itália, interpretando o papel de Maria Madalena, no revival da ópera rock Jesus Christ Superstar. A peça também estrelou Carl Anderson, que reviveu seu papel de "Judas Iscariotes" do filme de 1973.

Em 2003, Stewart estrelou o musical Lady Day, no papel de Billie Holiday; o musical foi escrito e produzido por ela.

Desde 2001, Stewart trabalha como embaixadora da boa vontade da Unicef italiana e se envolveu em um grande número de projetos como "Uniti per i bambini, Uniti contro l'AIDS".

Em 2006, Stewart e seu amigo e colaborador de longa data Ennio Morricone lançaram o single de 5 faixas "Love Song", cantada em inglês, italiano, francês, espanhol e também em uma versão multilíngua. Todos os lucros do single foram para a Unicef.

Em maio de 2007, Stewart voltou a participar do Festival de Música de Sanremo, realizando o dueto "Schiavo D'Amore" com Piero Mazzocchetti.

Em 2014, participou do programa La Pista no horário nobre da TV Rai, como líder de dança Virality. Stewart e a equipe de dança se tornaram os vencedores gerais da competição. Outros cantores-competidores bem conhecidos incluem Tony Hadley e Sabrina Salerno.

Stewart mora na Itália desde meados da década de 1980 e é fluente em italiano.

Discografia

1979 - Knock on Wood
1979 - Paradise Bird
1981 - Images
1981 - I'm Gonna Get Your Love
1983 - Amii Stewart
1984 - Try Love
1986 - Amii
1988 - Time for Fantasy
1990 - Pearls – Amii Stewart Sings Ennio Morricone
1992 - Magic
1994 - Lady to Ladies
1995 - The Men I Love
1996 - Love Affair
1999 - Unstoppable
2004 - Lady Day

Leia Também

Deixe o seu comentário!