A banda americana Chic foi formada no final de 1975 e começo de 1976 pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards.

Era uma banda extremamente estilo "disco music" que lançou hits como "Dance Dance Dance" e "Everybody Dance" em 1977, "Le Freak" e "I Want Your Love" em 1978, "Good Times" e "My Forbidden Lover" em 1979. O Chic foi indicado para inclusão no Hall da Fama do Rock & Roll cinco vezes: 2003, 2006, 2007, 2008 e 2009.

A história

A banda disco começou bem antes da fundação oficial, em 1970 quando Nile Rodgers e Bernard Edwards se conhecem e formam uma banda de rock chamada The Boys que posteriormente mudou o nome para Big Apple, mas sofreram controversas e foram impedidos de usar o nome pelo fato de serem negros.

Em 1976, eles juntam-se ao ex-percussionista das bandas Labelle e Ecstacy, Tony Thompson e começam a tocar inicialmente como um trio. Norma Jean, a vocalista entrou na banda em 1977 e, assim lançam o álbum de estreia do CHIC. O álbum de estreia foi puro sucesso trazendo canções disco como Dance Dance Dance e Everybory Dance. O álbum rendeu à banda logo de cara um disco de ouro.

Logo após o disco de estreia, Nile e Bernard começam a preparar o disco solo de Norma. Ao sair da banda, Norma indicou sua amiga Luci Martin para ser a nova vocalista. Luci Martin foi admitida na banda, mas não como vocalista e sim como backing vocal, pois a vocalista Alfa Anderson, seria a escolhida.

Em 1978, a banda lança um obra-prima da Disco Music, o álbum "C’est Chic", que ganha o disco duplo de platina e traz inesquecíveis canções como I Want Your Love e a imortal Le Freak. O sucesso desse álbum foi tanto que até hoje o disco é o mais vendido da gravadora Atlantic (Warner) com quase 10 milhões de cópias.

No ano seguinte mais um imenso sucesso, o álbum "Risquè", que trouxe a tona canções eternas como My Feet Keep Dancing, My Forbidden Lover e a grandiosa Good Times, esta última que influenciou a maioria das bandas de disco e funk da época, além de ter servido como base para as primeiras músicas de Hip Hop.

Sendo grandes produtores, Nile e Bernard produziram artistas como Sister Sledge, Sheila B.Devotion, David Bowie, Duran Duran, Dianna Ross e Madonna (em especial os seus hits Holiday, Into To The Groove, Like A Virgin e Erótica). Além de Nile participar muito de um projeto com o Daft Punk em 2012.

Enfraquecimento e retomada

Chegou a década de 1980, e a Disco Music enfraqueceu pelo mundo. Com isso, a Chic lutou para manter músicas nas paradas e fazer com que seus álbuns vendessem, mas não adiantou muito e a banda chegou ao fim em 1985. Porém, em 1992, a banda se juntou novamente e lançou o álbum "Chic-Ism" com a canção Chic Mystique, aclamada pelo público e crítica, levando a banda a uma nova turnê mundial como nos velhos tempos. Também em 1992, Nile recebeu o título de "Top Productor World", foi incluído no Hall da Fama dos compositores.

Em abril de 1996, Bernard Edwards, morreu, vítima de pneumonia aos 43 anos. Em 2003, foi a vez de Thompson, vitima de câncer nos rins no dia 12 de novembro, aos 48 anos. Não deu mais pra continuar com a banda.

Em 19 de dezembro de 2005, a banda foi homenageada no Hall da Fama da Dance Music, além de já terem recebido mais de 4 indicações ao Hall da Fama do Rock’n’Roll.

O super Nile Rodgers

Em novembro de 2013, Nile Rodgers participou de uma entrevista à BBC News para falar sobre suas produções com Madonna e Diana Ross e os caminhos que seguiria junto ao Daft Punk. Vale lembrar que no início da década, acompanhou a dupla de DJ's franceses Daft Punk na gravação do álbum "Random Access Memories", lançado em 2013 pela Columbia Records.

Em 2015, gravou com a cantora brasileira Anitta, a música Blecaute do grupo Jota Quest. A música venceu o prêmio de melhor música do ano de 2016 no Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Após estrondoso sucesso no palco sunset do Rock in Rio de 2017, foi convidado a tocar no palco mundo na edição 2019, repetindo o sucesso.

De fato, Nile é o que sobrou ao vivo e a cores da banda Chic, que ainda está em turnê mundial levando as boas recordações do Chic, porém com outros integrantes.

Discografia

1977 - Chic
1978 - C'est Chic
1978 - Norma Jean (trabalho solo da vocalista)
1979 - Risqué
1979 - We Are Family (trabalho com Sister Sledge)
1979 - Norma Jean Wright 7" (trabalho solo da vocalista)
1980 - Real People
1980 - King Of The World (trabalho com Sheila and B. Devotion)
1980 - Love Somebody Today (trabalho com Sister Sledge)
1980 - Diana (trabalho com Diana Ross)
1981 - Take It Off
1981 - Koo Koo (trabalho com Debby Harry)
1982 - Tongue In Chic
1983 - Believer
1992 - Chic-ism
1999 - Live at the Budokan

Vídeos

Leia Também

Deixe o seu comentário!