O grupo Pussycat foi criado por três irmãs Kowalczyk, as cantoras Toni Willé, Betty Drastra e Marianne Hensen no início da década de 1970, em Limburgo, na Holanda.

De origem holandesa, o grupo tocava o típico country americano e ficou conhecido pelo single de sucesso de 1975, Mississippi, que no Brasil ocupou o primeiro lugar das paradas e permaneceu entre as mais tocadas por nada menos que 129 semanas.

As irmãs Toni, Betty e Marianne eram conhecidas como as Zingende Zusjes ("Irmãs Cantoras") e tinham um repertório de músicas em alemão como BG's from Holland (BG significa Beat Girls), numa tentativa de tornarem seu nome nacional e seguirem o movimento que fazia sucesso no país.

Com a banda Sweet Reaction, gravaram em 1973 o single "Tell Alain" que, entretanto, não fez o sucesso esperado.

No começo do ano de 1975 contrataram o baterista Coumans, o baixista Wetzels e o guitarrista Theunissen e o grupo sofreu uma nova mudança de nome, ao trocarem a gravadora Telstar pela EMI, passando a se chamar Pussycat. Neste ano, gravaram um de seus maiores sucessos, "Mississippi", que no ano seguinte tornou-se o hit mais tocado na Holanda e foi por quatro semanas o primeiro lugar das paradas da Inglaterra e foi primeiro em mais de trinta países de todos os continentes, vendendo mais de quatro milhões de cópias no país, e no resto do mundo outros cinco milhões foram vendidos.

O sucesso de Mississippi foi seguido por Smile e Georgie em 1976, e Hey Joe em 1978.

Em 5 de janeiro de 1977 o grupo foi premiado com o "Conamus Export Prize" pelo embaixador britânico nos Países Baixos por ter sido o primeiro grupo daquele país a atingir a primeira posição nas paradas, com Mississippi.

A carreira na Europa durou mais de uma década e incluiu cerca de dezessete álbuns. Em 1978 a banda continuou a lançar álbuns e fazer turnês, viajando a lugares como África do Sul.

Porém, em seguida, as irmãs encontraram muitas dificuldades de financiar excursões com tantos músicos, e substituíram a banda de apoio por músicas gravadas e, assim, Pussycat mudou a sua imagem mais uma vez; continuaram a tocar e gravar até meados dos anos 1980, quando o grupo se desfez com algumas canções destacadas como "Same Old Song", "Tennage Queenie" e "Then the Music Stoppeda".

Werner Theunissen, um dos autores de principais letras do Pussycat continuou a escrever canções até sua morte devido a uma parada cardíaca na Inglaterra em 18 de janeiro de 2010. A última canção que ele escreveu para Toni Willé, a ex-vocalista do Pussycat, foi 'Impressões'. Em 2012, ela dedicou esta canção para ele.

Em 19 de novembro de 2015 o guitarrista John Theunissen morreu, aos sessenta e seis anos de idade.

Discografia

1976 - First of All
1977 - Souvenirs
1978 - Wet Day in September
1979 - Simply to be with You
1979 - The Best of Pussycat
1981 - Blue Lights
1983 - After All
1994 - The Collection & More
2001 - 25 jaar na Mississippi

Leia Também

Deixe o seu comentário!