Louise Veronica Ciccone, ou "Madonna", nasceu na cidade de Bay City, Michigan, EUA, no dia 16 de agosto de 1958. Ela está entre as mais destacadas cantoras mundiais com sua voz de tonalidade potente e aguda. Além disso, é compositora, dançarina, atriz, empresária e produtora musical.
Sua carreira foi reforçada por participações em filmes, recebendo um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em "Evita". Madonna, também é designer de moda, escritora de livros infantis, diretora cinematográfica e empresária, tendo nesta última um enorme destaque pela fundação da Maverick Records, em 1992.

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a artista musical feminina mais bem-sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

Em 2008, ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame, e ainda no mesmo ano, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos na parada de singles estadunidense, a Billboard Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem-sucedida na história das paradas da Billboard. A artista também é considerada uma das "25 mulheres mais poderosas do século passado" pela revista Time, por ser uma figura influente na música contemporânea. Referida como a "Rainha do Pop" desde os anos 80. Em julho de 2018, sua fortuna foi avaliada em 590 milhões de dólares, de acordo com a Forbes. Em 2016, a revista Billboard elegeu-a com título de "Mulher do Ano".

História

Antes de ser a consagrada como Madonna, a então Louise abandonou a faculdade no final de 1977 onde estudava balé e se mudou para Nova Iorque. No começo foi difícil e trabalhou como garçonete no Dunkin' Donuts e dançava com grupos de dança moderna.

Logo, ela começou a trabalhar como dançarina de apoio para outros artistas consagrados. Embora tenha atuado como dançarina para o disco do artista francês Patrick Hernandez (Born to Be Alive) em sua turnê mundial de 1979, Louise se envolveu romanticamente com o músico Dan Gilroy. Eles formaram sua primeira banda de rock, a Breakfast Club, na qual ela cantava e tocava bateria e guitarra. Em 1980, ela deixou a Breakfast Club e, com seu ex-namorado, Stephen Bray como baterista, formou a banda Emmy. Em 1981, devido a dificuldades financeiras, aceitou fazer backing vocals para o cantor de vanguarda alemão Otto von Wernherr. Sua interpretação impressionou o DJ e produtor Mark Kamins que arranjou um encontro entre ela e o fundador da Sire Records, Seymour Stein.

Nasce Madonna

Em 1982 com o nome artístico de Madonna, assinou um contrato com a Sire Records, um selo pertencente à Warner Bros Records. Seu primeiro single, "Everybody", foi lançado em 06 de outubro de 1982, e se tornou um hit nas pistas de dança. Ela começou a desenvolver seu álbum de estreia, auto-intitulado, e foi morar com o namorado John "Jellybean" Benitez, pedindo sua ajuda para terminar a produção do álbum. Benitez remixou a maioria das faixas produzidas, além de "Holiday", que foi o seu terceiro single. O álbum alcançou a posição número oito na Billboard 200, tendo vendido cerca de dez milhões de cópias, e emplacou os hits "Holiday", "Borderline" e "Lucky Star".

Seu estilo inquieto no palco, suas performances e os vídeoclipes de suas músicas começaram a influenciar o público feminino. Seu estilo tornou-se uma tendência de moda feminina da década de 1980, em tops de renda, saias sobre calças capri, meia arrastão, levando jóias de crucifixo, pulseiras e cabelos descoloridos.

Em 1984, recebeu o reconhecimento mundial após o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Like a Virgin. O disco liderou as paradas em vários países e tornou-se seu primeiro álbum número um na Billboard 200. A faixa-título, "Like a Virgin", conquistou o topo da Billboard Hot 100 por seis semanas consecutivas. O álbum "Like a Virgin" foi certificado com diamante pela Recording Industry Association of America por suas 10 milhões de cópias comercializadas em território americano, e no total vendeu mais de 24 milhões de cópias em todo o planeta. Curiosidade: a Associação Nacional de gravação Merchandisers e o Rock and Roll Hall of Fame listou o álbum como um dos "200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame", em 1998.

Em 1985, Madonna entra na carreira cinematográfica, começando com uma breve aparição como cantora no filme Vision Quest, um drama romântico. A trilha sonora teve um single número um na Billboard Hot 100: Crazy For You. Ela também apareceu na comédia Procura-se Susan Desesperadamente (1985), um filme que introduziu a música "Into the Groove", seu primeiro single número um no Reino Unido. Enquanto filmavam o vídeo para a música do segundo single de Like a Virgin "Material Girl", Madonna começou a namorar o ator Sean Penn e se casou com ele em seu aniversário, em 1985. A partir de abril de 1985, Madonna embarcou em sua primeira turnê na América do Norte, a The Virgin Tour, com os Beastie Boys abrindo grande parte dos shows.

O terceiro álbum de estúdio de Madonna, "True Blue", foi lançado em junho de 1986. O disco obteve três singles número um na Billboard Hot 100: "Live to Tell", "Papa Don't Preach" e "Open Your Heart", e mais dois no Top 5: "True Blue" e "La Isla Bonita". O álbum chegou ao topo das paradas em mais de 28 países a nível mundial, um feito sem precedentes na época.

No ano seguinte, estreia o segundo filme estrelado por Madonna, Who's That Girl. Ela contribuiu com quatro canções para a trilha sonora, incluindo a faixa título e "Causing a Commotion". Em junho de 1987, ela embarcou na Who's That Girl World Tour, que durou até setembro. Naquele ano, ela lançou um álbum de remixes de sucessos passados, intitulado You Can Dance, que chegou a posição de número 14 na Billboard 200, vindo a se tornar mais tarde o álbum de canções remixadas mais vendido por uma artista feminina.

Madonna e Sean Penn entraram com pedido de divórcio em dezembro de 1987, citando irreconciliáveis diferenças, com o advogado de Madonna, apontando para problemas envolvendo agressão e abuso. O divórcio foi finalizado em janeiro de 1989.

Em janeiro de 1989, Madonna lança seu quarto álbum, Like a Prayer, que chegou ao número um na Billboard 200 e jvendeu quase 20 milhões de cópias em todo o mundo, com 4 milhões apenas nos EUA. Três singles foram lançados do álbum, "Like a Prayer", que alcançou o número um, "Express Yourself" e "Cherish".

Madonna estrelou como "Breathless" Mahoney no filme Dick Tracy em 1990. Para acompanhar o filme, ela lançou a trilha sonora, de mesmo nome, que incluía canções inspiradas nos anos 1930. Ele também incluiu o single número um na Billboard Hot 100 "Vogue".

The Immaculate Collection, primeira compilação de maiores sucessos, foi lançado em novembro de 1990. Ele incluiu duas novas canções, "Justify My Love" e "Rescue Me". Em todo o mundo, vendeu mais de 32 milhões de cópias, tornando-se a coletânea mais vendida por um artista solo na história. A música "Justify My Love" alcançou o número um na Billboard Hot 100 e o Top 10 em várias paradas ao redor do mundo.

Seu primeiro documentário, Truth or Dare ("Na Cama com Madonna"), foi lançado em meados de 1991. Nele há registrado os bastidores da turnê Blond Ambition e vislumbres vividos em sua vida pessoal no mesmo período. Madonna atraiu o público curioso, fazendo do tal documentário um sucesso de bilheteria ao redor do planeta naquele ano.

Em 1992, Madonna teve um papel em "A League of Their Own", no qual interpretou Mae Mordabito, uma jogadora de beisebol em uma equipe só de mulheres. Ela gravou a canção do filme tema: "This Used to Be My Playground", que se tornou um hit número um na Billboard Hot 100. No mesmo ano fundou sua empresa de entretenimento próprio, Maverick, constituída por uma gravadora (Maverick Records), uma empresa de produção cinematográfica (Maverick Films) e associações com editores de livros, televisão, música, publicidade e merchandising.

O primeiro lançamento da empresa foi o livro de Madonna, Sex. Ele consistia em imagens sexualmente provocativas e explícitas. O livro causou reação negativa forte da mídia e do público em geral, e ainda sim vendeu 1,5 milhões de cópias por U$50 cada um em uma questão de dias. Ao mesmo tempo, ela lançou seu quinto álbum de estúdio, "Erotica", que estreou em segundo lugar na Billboard 200. A "faixa-título" do disco alcançou a terceira posição da Billboard Hot 100. Erotica também produziu outros cinco singles: "Deeper and Deeper", "Bad Girl", "Fever", "Rain" e "Bye Bye Baby".

Com seu sexto álbum de estúdio, "Bedtime Stories", lançado em outubro de 1994, Madonna emprega uma imagem mais suave a fim de se reconectar com o público em geral. O álbum estreou na terceira posição da Billboard 200 e produziu quatro singles, incluindo "Secret" e "Take a Bow", tendo este último permanecido sete semanas consecutivas no topo da parada americana de singles. Ainda durante o percurso ela se envolveu romanticamente com o personal trainer Carlos Leon.

"Something to Remember", uma coleção de baladas, foi lançada em novembro de 1995. O álbum apresentou três novas canções: "You'll See", "One More Chance", e um cover de Marvin Gaye, "I Want You". No ano seguinte, Madonna protagoniza o filme Evita, no qual ela interpretou o papel título de Eva Perón. Por um longo tempo, Madonna tinha desejado interpretar Perón e até mesmo escreveu ao diretor Alan Parker, explicando como ela seria perfeita para o papel. Depois de garantir, ela passou por um treinamento vocal e aprendeu sobre a história da Argentina e de Perón. Ela lançou três singles da trilha sonora do filme, incluindo "You Must Love Me" (que ganhou um Oscar de Melhor Canção Original em 1997) e "Don't Cry for Me Argentina". Em 1996, no dia 14 de outubro do mesmo ano, Madonna deu à luz sua primeira filha, Lourdes Maria Ciccone Leon.

O seu sétimo álbum de estúdio, Ray of Light refletiu uma mudança em sua percepção e imagem, com aprofundamento no misticismo. O álbum gerou críticas e opiniões positivas. A Slant Magazine descreveu o álbum como "uma das obras-primas pop grandes dos anos 90. Ray of Light recebeu quatro prêmios Grammy, e foi listado como um dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" pela revista Rolling Stone. O primeiro single do álbum, "Frozen", tornou-se o primeiro single de estreia de Madonna em primeiro lugar no Reino Unido. O segundo single, "Ray of Light", alcançou o quinto lugar na Billboard. Madonna terminou seu relacionamento com Leon em Dezembro de 1998. Ela seguiu o sucesso de Ray of Light, com o single "Beautiful Stranger", gravada para o filme de 1999 "Austin Powers: The Spy Who Shagged Me". Ele alcançou o número 19 no Hot 100 e ganhou um Grammy de Melhor canção feita para o cinema, televisão ou outro meio visual.

Em 2000, Madonna estrelou o filme The Next Best Thing, e contribuiu com duas músicas para a trilha sonora do filme: "Time Stood Still" e o hit internacional "American Pie", uma versão cover da música de Don McLean, de 1971. Em Setembro de 2000, Madonna lança seu oitavo álbum de estúdio, entitulado Music, que se caracterizou pelos elementos Dance e Electro (semelhantes à Ray of Light), adicionados ao estilo Country. O álbum foi bastante apreciado pelo público gay. O álbum atingiu a primeira posição em mais de 20 países e vendeu quatro milhões de cópias nos primeiros dez dias. Nos EUA, Music estreou no primeiro lugar da Billboard 200, tornando-se seu primeiro álbum número um nos Estados Unidos desde "Like a Prayer" em 1989. “Music” produziu três singles: A faixa-título, "Don’t Tell Me" e "What It Feels Like for a Girl". Na mesma época do álbum Music, Madonna se envolveu em um relacionamento com Guy Ritchie. Ela o conheceu em 1999, através de amigos. Em 11 de agosto de 2000, ela deu à luz seu segundo filho, Rocco Ritchie. Em dezembro, Madonna e Ritchie casaram-se em uma cerimônia exclusiva na Escócia.

Sua quinta turnê, denominada Drowned World Tour, foi iniciada em abril de 2001. A turnê visitou várias cidades na América do Norte e Europa e foi uma das turnês de maior bilheteria do ano, arrecadando U$75 milhões em 47 shows. Madonna também lançou sua segunda compilação de Greatest Hits, intitulada GHV2, para coincidir com o lançamento do vídeo da turnê.

Em 2002, Madonna estrelou o filme “Swept Away”, dirigido por Guy Ritchie. Lançado diretamente em vídeo no Reino Unido, o filme foi um fracasso comercial e de crítica. Mais tarde naquele ano, ela lançou "Die Another Day", canção título do filme de James Bond, Die Another Day, em que tinha uma participação especial. A canção chegou a número oito no Hot 100 da Billboard e foi indicada tanto para um Globo de Ouro de “Melhor Canção Original” quanto ao Framboesa de Ouro de Pior Canção.

Em 2003, Madonna lançou seu nono álbum de estúdio, American Life, que foi baseado em suas observações da sociedade americana. O disco recebeu críticas mistas. Com apenas cinco milhões de cópias vendidas em todo o mundo, “American Life” se tornou o álbum com as vendas mais baixas de sua carreira. Mais tarde, Madonna deu outra performance provocante no MTV Video Music Awards, enquanto cantava "Hollywood", com Britney Spears, Christina Aguilera e Missy Elliott. Madonna deu um beijo em Spears e Aguilera durante a performance, desencadeando uma grande polêmica.

Em meados de 2004, Madonna embarcou na Re-Invention Tour, com shows nos Estados Unidos, Canadá e Europa, tornando-se a turnê de maior bilheteria de 2004, com U$$125 milhões arrecadados.

Seu décimo álbum de estúdio, Confessions on a Dance Floor, foi lançado em novembro de 2005 e estrou em primeiro lugar em todos os principais mercados da indústria fonográfica.

Em 2006, Madonna embarca na Confessions Tour, que teve uma audiência global de 1,2 milhões e arrecadou mais de 194,7 milhões de dólares, tornando-se a turnê de maior bilheteria dessa data para uma artista feminina. No mesmo ano, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica anunciou oficialmente que Madonna já havia vendido cerca de 275 milhões de discos em todo o mundo.

Em 2007 Madonna lançou a música "Hey You" para a série de concertos do Live Earth. A canção esteve disponível para download gratuito em sua primeira semana de lançamento. Ela também cantou no concerto Live Earth de Londres.

Em abril de 2008, Madonna lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, intitulado Hard Candy que teve as colaborações de Justin Timberlake, Timbaland, Pharrell Williams entre outros. A Rolling Stone elogiou o álbum, afirmando ser uma “amostra impressionante de sua próxima turnê. O álbum estreou em primeiro lugar em 37 países, incluindo a Billboard 200.

“Life With My Sister Madonna”, um livro escrito pelo irmão de Madonna, Christopher Ciccone, foi o oitavo lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times. Ele não foi autorizado por Madonna, o que levou a uma separação entre eles. Os problemas também surgiram entre Madonna e Ritchie, com os meios de comunicação afirmando que eles estavam à beira da separação. Por fim, Madonna pediu divórcio à Ritchie, citando diferenças irreconciliáveis. O divórcio foi finalizado em dezembro de 2008. Madonna foi homenageada como a “Artista Internacional do Ano” e certificada com um “Golden Disc Awards” pela Recording Industry Association of Japan pelas vendas de “Hard Candy no país.

Em 2009, Madonna lançou Celebration, sua terceira compilação de grandes sucessos. Continha duas novas canções, sendo elas "Celebration" e "Revolver", com 34 hits que marcaram sua carreira. Madonna terminou a década de 2000 como a artista que mais vendeu singles nos Estados Unidos e também foi listada como a artista mais executada nas rádios britânicas durante a década de 2000.

Em 2010, Madonna concedeu ao seriado americano Glee os direitos de todo seu catálogo de músicas, e os produtores planejaram um episódio que seria caracterizado exclusivamente por canções dela, chamado de "The Power of Madonna".

A cantora assinou um contrato com a Interscope Records em dezembro de 2011. Em seu site oficial, foi anunciado que o álbum se chamaria MDNA, referência direta ao nome da cantora. O álbum estreou na primeira posição da Billboard 200, com 359.000 cópias vendidas nos Estados Unidos. "Give Me All Your Luvin'" foi lançado como primeiro single de MDNA em 3 de fevereiro de 2012.

Desde o início de 2014, Madonna começou a fazer aparições múltiplas na mídia. Ela apareceu no 56ª Annual Grammy Awards em janeiro de 2014, cantando "Open Your Heart" . No dia 20 de dezembro, Madonna revelou na sua conta do Instagram a capa de seu novo álbum, intitulado Rebel Heart, e um link para o download de seis canções desse novo álbum. O álbum, ainda incompleto, alcançou o primeiro lugar de downloads em mais de 40 países. O completo foi lançado no dia 9 de março de 2015, e foi amplamente divulgado pela cantora em redes sociais e em programas de auditório do mundo todo. O primeiro single, "Living for Love", foi lançado e rapidamente deu a Madonna o recorde do 44º primeiro lugar na parada Hot Dance Club Songs da Billboard. Em outubro de 2016, a cantora foi eleita como "Mulher do Ano" pela Billboard. Ainda nesse ano ela se muda com os filhos para Lisboa em Portugal.

Em janeiro de 2018, Madonna revelou que havia começado a trabalhar em seu 14º álbum de estúdio, o álbum seria baseado em fado português, e que seu lançamento estava previsto para 2019. Quatro meses depois, em 7 de maio, ela apareceu no Met Gala de 2018, e cantou uma nova canção chamada "Beautiful Game", juntamente com "Like a Prayer", e um cover de "Hallelujah", de Leonard Cohen.

Novos projetos

Em 14 de abril de 2019, Madonna revelou que Madame X seria o título de seu futuro décimo quarto álbum de estúdio. O primeiro single do álbum, "Medellín", que conta com a participação do cantor colombiano Maluma, foi lançado em 17 de abril de 2019. Ela também anunciou uma turnê, Madame X Tour, a qual será apresentada apenas em teatros em de Nova York, Chicago e Los Angeles.

Atualmente, Madonna ainda reside na Europa, e seus outros projetos incluem dirigir o filme da MGM, Taking Flight, baseado no livro de memórias da bailarina Michaela DePrince, bem como adaptar o romance do autor Andrew Sean Greer, The Impossible Lives of Greta Wells, para o cinema.
Ela sempre será criticada e elogiada por suas produções musicais e cinematográficas diversificadas, que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Discografia

1983 Madonna
1984 Like a Virgin
1986 True Blue
1989 Like a Prayer
1992 Erotica
1994 Bedtime Stories
1998 Ray of Light
2000 Music
2003 American Life
2005 Confessions on a Dance Floor
2008 Hard Candy
2012 MDNA
2015 Rebel Heart
2019 Madame X

Vídeos

Leia Também

Deixe o seu comentário!