Formada em 1969, a banda nasceu de estudantes caribenhos, chamada Silent Eruption. O grupo mudou o nome para Eruption em 1974.

Em 1975, o cantor Precious Wilson se juntou à banda e eles venceram o concurso RCA Soul Search e seu primeiro single "Let Me Take You Back in Time" foi lançado.

Um dos destaques do Eruption foi a vocalista Lindel Leslie (às vezes chamada de Leslie Johnson), mas deixou o grupo em 1976.

Em 1977, eles foram para uma turnê pela Alemanha, onde foram descobertos por Hans-Jörg Mayer, que trabalhou como caçador de talentos para Frank Farian (o produtor de Boney M.). O Eruption então, seria a banda de apoio e abertura de shows para a primeira turnê européia de Boney M.

O single "Party, Party" fracassou em 1977, mas a capa do disco do single "I Can't Stand the Rain", lançada em dezembro de 1977, foi um sucesso internacional. Depois, na primavera de 1978, "Party, party" foi relançado e se tornou um sucesso em alguns países da europa.

As duas músicas foram incluídas em seu primeiro álbum, lançado em dezembro de 1977. Logo em seguida, veio o segundo álbum, "Leave a Light", lançado no final de 1978. Nele, estavam os singles, "Leave a Light", e "One Way Ticket" (um cover da música de Neil Sedaka, escrita por Jack Keller e Hank Hunter), que alavancou o grupo para o topo das paradas.

Em 1979, Eruption e Boney M. foram ambos apresentados no filme alemão Disco Fever, de 1979. Precious Wilson deixou o grupo no mesmo ano para seguir uma carreira solo e foi substituído pelo cantor Kim Davis.

O grupo aproveitava o sucesso da época com a conhecidíssima "Go Johnnie Go", do terceiro álbum "Fight Fight Fight", uma das músicas que mais tocou aqui no Brasil. Pouco tempo depois, uma tragédia ocorreu quando Davis morreu de hemorragia cerebral, embora algumas fontes afirmem que ela morreu em um acidente de carro.

A banda decidiu continuar e a cantora Jane Jochen entrou para o grupo. Uma nova gravação, um cover de "Runaway", de Del Shannon, foi lançada em dezembro de 1980 e chegou ao 21º lugar nas paradas alemãs. O Eruption ainda lançou um álbum de compilações de 1981 e o single "You (You Are My Soul)" da Fight Fight Fight.

Na mesma época, sem os vocais principais de Precious Wilson, e de Kim Davis, o sucesso estava diminuindo drasticamente, e os singles de seu quarto álbum, "Our Way", receberam pouca atenção.

Em 1983, o baterista Eric Kingsley deixou o Eruption, e Andi Weekes Barbados se juntou ao grupo para tocar bateria durante os últimos dois anos de atividade da banda. Em 1985, o Eruption acabou.

Em 1988, uma nova versão de "I Can't Stand the Rain" foi lançada. Em 1994, Frank Farian lançou o CD Gold - 20 Super Hits, que apresentava cinco títulos remixados e dois originais do Eruption e 13 faixas do álbum solo de Precious Wilson. A nova versão de "One Way Ticket" foi lançada como single no mesmo ano para promover a compilação.

Em 1997, Precious Wilson tornou-se o proprietário legal da marca Eruption e segue em turnês, promovendo seus projetos solo, mas sem nenhum dos membros originais da banda.

Discografia

1977 Eruption
1979 Leave a Light
1980 Fight Fight Fight
1983 Our Way

Leia Também

Deixe o seu comentário!