Quem nunca dançou e cantou o hit "X-Ta Sí, X-Ta No" nos anos 90? A música "Así Me Gusta A Mí (X-Ta Sí, X-Ta No)" foi um grande sucesso na Espanha, Grécia e América do Sul, além de alcançar o número um no Japão, Israel e em outros lugares.

Chimo Bayo é um cantor e produtor de Valência, Espanha. Em 1991, lançou o que foi o seu jato propulsor para a fama, o single que tinha o famoso grito de guerra "X-Ta Sí, X-Ta No". Música que tocou por diversos meses em rádios e pistas de dança por todo o mundo.

Em 1992, Chimo lançou outro single que chamou atenção mas não chegou a tocar tanto como o anterior. Foi "Bombas", igualmente agressivo e cheio de batidas gritantes.

Em 1994 foi a vez de "La Tia Enriqueta", m´pusica dançante mas, com menos expressão que a anterior "Bombas".

Passando por todo restante dos anos 90 e parte dos anos 200, Chimo Bayo não teve outros singles de destaque e ficou mais recluso à região europeia em apresentações por clubes noturnos e produções para outros artistas.

Em 2008, Chimo apareceu no Buenafuente TV Show, no LaSexta , onde fez uma performance e foi entrevistado. Mais tarde, compôs, com a inestimável participação de Berto Romero, o popular tema musical "Zascatronic", uma música que teve grande impacto na Internet.

Em março de 2009, o programa de TV Sé lo que hicisteis... de La Sexta o convidou para estrelar uma das melhores reportagens de Pilar Rubio e pilotar um F1, no circuito de Valência. No mesmo ano ele também participou de shows de comédia e programas de TV espanhola.

Em janeiro de 2010, ele foi candidato ao Eurovision com a música "La Fiesta del Fuego", que gravou com a banda Code Name. Sua candidatura, no voto popular, teve uma excelente recepção. Os votos do público levaram, em apenas quatro dias, sua música para o top 4, com mais de 40.000 votos. No entanto, foi desclassificado porque não atendeu às regras do concurso. O tema foi ouvido em bares de Valência antes do prazo final do concurso, o que era fora das regras. No mesmo ano, ele apresentou um programa de rádio chamado "A Casa da Tia Enriqueta" (produzido por Javier Fernández) na Radio Express Valencia.

Em 2012, Chimo Bayo recuperou sua popularidade no país, por causa de uma imitação sua que o ator Arturo Valls fez no programa "Tu cara me suena", transmitido no canal espanhol Antena 3.

Em 2016, Chimo Bayo publicou um livro sendo seu primeiro romance, com a jornalista Emma Zafón: "No iba a salir y me lié" , eles capturam no livro suas experiências em Ruta Destroy em forma de obra de ficção.

Singles

1991 - "Eu sou Gusta A Mí (X-Ta Sí, X-Ta No)"
1992 - "Quimica""Neuroquimica""Bombas"
1994 - "La Tia Enriqueta"
1995 - "Vamos Al Espacio Exterior"
1996 - "Búscala"
2008 - "Zascatronic" (em parceria com Berto Romero)

Leia Também

Deixe o seu comentário!