A dupla que formou o Alan Parsons Project lançou 10 álbuns conceituais entre 1976 e 1987 e vendeu mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.

Sua produção de som de altíssima qualidade foi produzida na sua maioria no Abbey Road Studios, em Londres. Foram chamados vários vocalistas e músicos em cada álbum - escolhendo quem eles achavam que era o melhor para cada música ao invés de moldar o material para um artista específico.

O Alan Parson Project participou do filme Os Simpsons e Austin Powers e sua música é usada regularmente em anúncios, filmes, eventos esportivos e muitas vezes por artistas de rap dos EUA.

História

O grupo de rock progressivo inglês foi formado por Alan Parsons e Eric Woolfson em 1975. Já em 1976, o primeiro álbum "Tales of Mystery and Imagination" foi lançado.

Em 1978, o grupo lançou "Pyramid", álbum que recebeu uma indicação ao Grammy de melhor gravação projetada. Alan também foi indicado ao Grammy de Melhor Engenheiro do Ano.

Em 1982, certamente uma das canções mais conhecidas de Alan Parsons, "Eye in the Sky", foi indicada ao Grammy de Melhor Gravação.

Muitos dos seus singles tinham especialmente traços comuns com o álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, talvez influenciado pela participação de Alan Parsons como engenheiro de som na produção deste álbum em 1973, o que não é nada ruim não é mesmo?

Os álbuns do Alan Parsons eram conceituais que começavam com uma introdução instrumental mixando com a primeira canção, uma peça instrumental no meio do segundo lado do LP e terminavam com uma canção calma, melancólica e poderosa. No entanto, a introdução instrumental só foi realizada até 1980 - a partir desse ano, nenhum álbum exceto "Eye in the Sky" possuiu uma.

O grupo era bastante incomum na continuidade dos seus membros. Em particular, as vocalizações principais pareciam alternar entre Woolfson (principalmente nas canções lentas e melancólicas) e uma grande variedade de vocalistas convidados escolhidos devido as suas características para interpretar determinado tema. Mas, o real cerne do projeto consistia exclusivamente em Alan Parsons e Eric Woolfson.

Eric Woolfson era um advogado, por profissão, mas também uma compositor clássico e pianista. Já Alan Parsons era um produtor musical de alta qualidade e, juntos, criaram canções notáveis.

Também fizeram parte do grupo, o compositor Andrew Powell, o guitarrista Ian Bairnson e Richard Cottle (sintetizador e saxofonista).

Discografia

1975 - Tales of Mystery and Imagination
1977 - I Robot
1978 - Pyramid
1979 - Eve
1980 - The Turn of a Friendly Card
1982 - Eye in the Sky
1984 - Ammonia Avenue
1985 - Vulture Culture
1986 - Stereotomy
1987 - Gaudi
1990 - Freudiana
1993 - Try Anything Once
1996 - On Air
1999 - The Time Machine
2004 - A Valid Path
2014 - The Sicilian Defence

Vídeos

Leia Também

Deixe o seu comentário!