Luigino Celestino di Agostino, ou simplesmente Gigi D'Agostino, é um DJ e produtor musical que fez a moçada dançar muito nos anos 90. Italiano, nascido na cidade de Turim, Gigi acumulou hits em cima de hits com suas batidas dançantes, causando furor em rádios e pistas de dança pelo mundo.

Atuando desde 1983, aos 16 anos ainda trabalhando no ramo da construção civil, ele mixava bolachões (LP's) nos pratos em 33 e 45 bpms de festas de turma e casas noturnas da Itália. Gigi lançou seu primeiro single em 1986, criando a música "Psychodelic".

Mixando sons progressivos com melodias açucaradas, timbres vocais minimalistas, doses da música latina e sons característicos do mediterrâneo italiano, Gigi ficou conhecido como o criador do "Mediterrâneo Progressivo". De suas mãos e criatividade, nasceram sucessos como "Another Way", "La Passion", "The Riddle", "Bla Bla Bla", "Silence" e o famoso "L'Amour Toujours - I'll Fly With You", música que ficou famosa no mundo todo, inclusive no Brasil. Todas essas, lançadas a partir de 1999.

Gigi D'Agostino também produziu sucessos em italiano, como: "Vorrei Fare Una Canzone", "L'uomo Sapiente", "Luce", "Lo Sbaglio", "A Volte Io Me Perdo". As canções em italiano começaram a surgir em seus últimos álbuns de 2005 até o mais recente de 2013.

Por suas leituras musicais, passaram também misturas entre músicas eletrônica e clássica. No começo, um experimento não tão empolgante para os críticos, mas depois do lançamento de "Some Experiments" em 2006, "Lento Violento e Altre Storie" e "La Musica Che Pesta" em 2007, todos ficaram surpreendidos com o resultado cativante, e a capacidade de Gigi em implementar a música eletrônica junto a outros estilos.

Mestre Dag, como também é conhecido, diz que escuta todo tipo de música, e que sempre respeita todos os estilos musicais, tendo claro uma das suas preferências, a música clássica. Revela também, que gosta de ouvir rock, um pouco de jazz, hip hop e muitos outros estilos.

Gigi também foi comunicador de rádio entre 2008 e 2009, com um programa na rádio italiana M2O chamado "Il Cammino Di Gigi D'Agostino" onde ele tocava seus sucessos em novas roupagens, além de músicas e mixes inéditos que não foram lançados em CD.

Em 2018, um grande sucesso de Gigi foi rebatizado com nova roupagem mas, com o DNA italiano. O produtor lituano Dynoro relançou "L'Amour Toujours" e alcançou o nº 1 na parada européia.

Gigi D'Agostino, o "Mestre Dag", continua a tocar em festas por casas noturnas pela europa, principalmente na Itália. Novos projetos ainda não sairam do papel e programas de rádio não estão na mira do italiano.

Discografia

1994 A Journey Into Space
1996 Gigi D'Agostino
1999 L'Amour Toujours
2004 L'Amour Toujours II
2008 Suono Libero
2013 The Best Of

Leia Também

Deixe o seu comentário!