O Los Lobos é uma banda de rock com ascendência entre o México e os Estados Unidos.

Formada em East Los Angeles, na Califórnia, em 1973, sua música foi influenciada pela música country, folk, R&B e músicas tradicionais mexicanas e espanholas. O grupo ganhou fama internacional quando gravaram uma versão da canção "La Bamba" para o filme sobre o cantor Ritchie Valens.

História

Os músicos David Hidalgo e Louie Pérez se conheceram e começaram a tocar músicas ainda na escola. Foi na Garfield High School em East Los Angeles. Depois de um ano ouvindo discos, tocando guitarras e começando a escrever canções, eles recrutaram seus colegas também estudantes Frank Gonzalez, Cesar Rosas e Conrad Lozano para completar a formação do grupo, em 1973.

Seu primeiro álbum, "Los Lobos del Este de Los Angeles", foi gravado em dois estúdios em Hollywood em 1977 durante um período de cerca de quatro meses. Naquela época, todos tinham empregos regulares e precisavam gravar fora do horário. O nome foi inspirado em uma brincadeira com o nome da banda Los Tigres del Norte.

Insatisfeitos em tocar apenas as canções americanas, começaram a experimentar a música tradicional mexicana que ouviam quando crianças. Esta ideia recebeu uma reação positiva do público, levando a banda a mudar de gênero, apresentando-se em centenas de casamentos e bailes entre 1974 e 1980.

A primeira aparição pública de sucesso ocorreu em 1980, no Olympic Auditorium em Los Angeles, quando eles foram contratados para abrir o show da banda Public Image Ltd. Em seguida veio a primeira turnê pelos Estados Unidos.

O Los Lobos voltou ao estúdio no verão de 1984 para gravar seu primeiro álbum com uma grande gravadora, "How Will the Wolf Survive?". [6] O título do álbum e a canção do título foram inspirados nos membros da banda sobre sua própria luta para obter sucesso nos Estados Unidos enquanto mantinham seu estilo mexicano raíz.

O filme Colors inclui "One Time, One Night" nos créditos de abertura, embora a canção não tenha sido incluída na trilha sonora.

Em 1987, eles lançaram um segundo álbum, "By the Light of the Moon". No mesmo ano, gravaram alguns covers de Ritchie Valens para a trilha sonora do filme La Bamba, incluindo La Bamba, que se tornou single número um da banda.

No início dos anos 1990, a banda fez uma turnê extensa pelo mundo, abrindo shows para artistas como Bob Dylan, U2 e Grateful Dead.

Em 1993, no vigésimo aniversário da banda, eles lançaram uma coleção de dois CDs de singles, gravações ao vivo e sucessos, intitulada "Just Another Band from East LA".

Em 1995, a banda também fez a trilha sonora do filme Desperado. A faixa do álbum "Mariachi Suite" ganhou um Grammy de Melhor Performance Instrumental Pop e é o último Grammy até o momento (os outros dois Grammy Awards foram na categoria de Melhor Performance Mexicana em 1983 e 1989 pela canção "Anselma "e o álbum La Pistola y el Corazón).

Em 1996, eles lançaram "Colossal Head". Apesar do álbum ter sido aclamado pela crítica, a Warner Brothers decidiu retirar a banda de sua lista. Com isso, assinaram contrato com a Mammoth Records e lançaram outros trabalhos por lá.

Em 2001, Los Lobos recebeu o prêmio El Premio Billboard.

Los Lobos lançou seu primeiro DVD de show completo ao vivo em 2004. O DVD captura a atuação da banda durante um período de dois dias em julho em São Francisco.

Em 2007, Los Lobos apresentou um cover de "Billy 1" de Bob Dylan para a trilha sonora do filme I'm Not There de Todd Haynes.

Em 2009, o grupo sob contrato com a Disney Music lançou um álbum de covers da Disney, "Los Lobos Goes Disney".

Em 2010, Cesar Rosas e David Hidalgo foram artistas destacados na Experience Hendrix Tour. Neste ano, o grupo lançou seu primeiro álbum de material inédito em 4 anos, intitulado "Tin Can Trust".

Em 2011, o grupo recebeu o prêmio Grammy Latino pelo conjunto de sua obra.

Em 2013, o grupo fez uma turnê pela Europa apoiando Neil Young e Crazy Horse.

Em 9 de outubro de 2015, Los Lobos foi indicado para indução ao Rock and Roll Hall of Fame pela primeira vez.

Em 2017, Los Lobos apareceu no multipremiado documentário The American Epic Sessions, onde gravou, "El Cascabel".

Los Lobos foi introduzido no Austin City Limits Hall of Fame em 2018.

Em 4 de outubro de 2019, Los Lobos lançou "Llegó Navidad", um álbum de músicas natalinas da América Central e do Sul com canções folclóricas mexicanas, além de uma canção original de Hidalgo e Pérez.

Em 1º de janeiro de 2020, Los Lobos se apresentou como o final do Rose Parade em Pasadena, Califórnia.

Depois, veio a pandemia de Covid-19 e tiveram que remarcar muitos shows.

Membros

David Hidalgo - Vocal, Guitarra
Louie Pérez - Vocal, Guitarra, Bateria
Cesar Rosas - Vocal, Guitarra
Conrad Lozano - Vocal, Baixo
Steve Berlin - Teclado

Discografia

1976 - Si Se Puede!
1978 - Los Lobos Del Este De Los Angeles
1983 - ...And a Time to Dance
1984 - How Will the Wolf Survive?
1987 - By the Light of the Moon
1988 - La Pistola y El Corazón
1990 - The Neighborhood
1992 - Kiko
1993 - Just Another Band from East LA
1995 - Music for Papa's Dream
1996 - Colossal Head
1999 - This Time
2002 - Good Morning Aztlán
2004 - The Ride
2004 - Ride This-The Covers EP
2005 - Live at the Fillmore
2005 - Acoustic En Vivo
2006 - The Town and the City
2009 - Los Lobos Goes Disney
2010 - Tin Can Trust

Leia Também

Deixe o seu comentário!