Gloria Fowles ou Gloria Gaynor é americana, nascida na cidade de Newark, Nova Jersey em 7 de setembro de 1949 e aproveitou muito bem a era "disco" dos anos 70 e começo dos anos 80. A música "I Will Survive" de 1978 foi seu maior destaque.

Gloria Gaynor gostava de ouvir rádio e de discos de Nat King Cole e Sarah Vaughan. Seu pai tocava cavaquinho e violão e cantava profissionalmente em boates. Tendo essa influência, ela começou a cantar em um grupo chamado The Soul Satifiers na década de 1960. Mas, foi com carreira solo e com "Never Can Say Goodbye", que ela ficou famosa no mundo inteiro.

O álbum com mesmo nome, "Never Can Say Goodbye", gravado pela MGM, tinha três músicas ("Honey Bee", "Never Can Say Goodbye" e "Reach Out, I'm Be There") sem interrupção entre as músicas. Essa maratona de dança de 19 minutos provou ser extremamente popular, especialmente em danceterias. Todas as três músicas foram lançadas como singles por meio de edições de rádio e todas se tornaram hits.

Ela foi a primeira artista a gravar versões "extended mix" das músicas e também a primeira a gravar o disco sem pausa.

Em 1978 surge aquele que até hoje é seu maior sucesso, "I Will Survive", presente no álbum "Love Tracks". A música mostra o ponto de vista de uma mulher recém abandonada, dizendo ao ex companheiro que não precisa mais dele e já pode se virar sozinha. Ganhou o primeiro e único Grammy de Melhor Gravação para Disco Music. "I Will Survive" já foi regravada diversas vezes por diversos artistas. Uma de suas regravações mais populares é a feita pelo grupo Cake, nos anos 90.

Gaynor alcançaria seu sucesso final com o lançamento de seu álbum "I Am Gloria Gaynor", em 1984. Isso se deve principalmente à música "I Am What I Am", que se tornou um sucesso e um hino gay e fez de Gloria Gaynor, um ícone gay . Seu álbum de 1986, "The Power of Gloria Gaynor", foi quase inteiramente composto por versões cover de outras músicas que eram populares na época. Gaynor apoia os direitos LGBT.

No final dos anos 90, ela se envolveu por algum tempo, estrelando séries de TV americana como The Wayans Bros , That's 70s Show (cantando "I Will Survive"), e Ally McBeal , antes de fazer uma participação limitada no Smokey Joe's Cafe da Broadway.

Em 2001, Gaynor tocou "I Will Survive" no concerto do 30º aniversário de Michael Jackson .

Em 2002, lançou o álbum "I Wish You Love" que foi muito bem sucedido, rendendo ainda mais prêmios para Gloria. Gloria Gaynor também lançou os singles "Supernatural Love", "Last Night", "I Never Knew" e "Hacer por Hacer", que ela gravou com o cantor Miguel Bosé.

Em 2004, Gaynor relançou seu álbum de 1997, "The Answer" (também lançado sob o título "What a Life"), como acompanhamento de seu álbum de sucesso, I Wish You Love. O álbum inclui seu popular hit "Oh, What a Life".

Em 2005, Gaynor foi homenageada duas vezes quando ela e sua música foram introduzidas no Dance Music Hall of Fame, na categoria "Artista", juntamente com outras lendas do disco como Chic e Sylvester. Seu clássico "I Will Survive" foi introduzido na categoria "Rords".

Em janeiro de 2008, a American Diabetes Association nomeou Gaynor a porta-voz honorária da NYC 2008 Step Out to Fight Diabetes Walk.

Em 2016, "I Will Survive", de Gloria Gaynor, foi selecionado para inclusão no Registro Nacional de Gravação da Biblioteca do Congresso Americano.

Em janeiro de 2020, ela ganhou seu segundo Grammy Award em sua carreira, 40 anos após o primeiro (por I Will Survive), por seu álbum gospel, Testimony

Quarenta anos após o seu lançamento, Gaynor continua a conquistar o sucesso de "I Will Survive", percorrendo o país e o mundo e apresentando sua música em dezenas de programas de TV.

Discografia

1975 - Never Can Say Goodbye
1975 - Experience Gloria Gaynor
1976 - I've Got You
1977 - Glorious
1978 - Gloria Gaynor's Park Avenue Sound
1978 - Love Tracks
1979 - I Have a Right
1980 - Stories
1981 - I Kinda Like Me
1982 - Gloria Gaynor
1984 - I Am Gloria Gaynor
1986 - The Power of Gloria Gaynor
1992 - Love Affair
1994 - I'll Be There
1997 - The Answer
2002 - I Wish You Love
2013 - I Will Survive
2019 - Testimony

Leia Também

Deixe o seu comentário!