Quando o estilo new romantic inglês estava em alta lá nos anos 80 com bandas como Duran Duran, Spandau Ballet, Culture Club, a Alemanha também exportava sucessos. Uma dessas bandas que misturava os estilos romântico, pop e sintético foi a Alphaville.

Antes de se tornar Alphaville, a banda se chamava "Forever Young", que mais tarde seria o título de um dos trabalhos mais lembrados da banda. Dentre seus maiores sucessos, além de "Forever Young", destacam-se as canções "Big in Japan", "Sounds Like a Melody" e "Dance With Me".

História

A banda Alphaville foi formada em meados de 1982 em Münster na Alemanha, quando Marian Gold, Bernhard Lloyd e Frank Mertens se uniram no projeto musical. Juntos os três escreveram a canção Forever Young e gravaram sua primeira demo com o mesmo nome.

Em 1984, o recentemente nomeado Alphaville lançou seu primeiro single de estreia, "Big in Japan", que Marian Gold escreveu em 1979 após escutar a banda Big in Japan, do artista Holly Johnson.

Na primavera de 1984 a banda lançou seu álbum de estreia, Forever Young. Incomodado com o sucesso exagerado do Alphaville, em dezembro daquele ano, Frank Mertens abandona a banda e segue carreira com o grupo The Lonely Boys. Seu lugar foi ocupado pelo guitarrista e tecladista por Ricky Echolette, que conheceu Marian quando ainda era membro do grupo Chinchilla Green.

"Big in Japan" foi o maior sucesso da banda na Alemanha, América do Sul, Oriente Médio e destaque na Billboard Dance Music. O single também alcançou grandes posições na Itália, Holanda, Noruega, Austria, Irlanda e África do Sul, sendo o único single da banda que entrou no Top 20 da Inglaterra, atingindo a 8ª posição. A canção fala de um casal tentando se livrar do vício em heroína. Curiosidade: até hoje a estação de trem "Zoo" mencionada na letra da canção é muito frequentada por dependentes de drogas, e foi por esse motivo que o local foi mencionado na canção

Os próximos dois singles da banda, "Sounds Like a Melody" e "Forever Young" também foram muito bem sucedidos nas paradas européias, apesar de não ter conseguido um sucesso expressivo nas paradas americanas. Após boatos de que a estrela da época Laura Branigan tivesse feito um cover da canção para seu próximo álbum dela, a canção foi relançada com um single nos Estados Unidos, mas ainda assim não atingiu grande popularidade entre os americanos. A versão de Alphaville foi lançada ainda uma terceira vez nos Estados Unidos em 1988, para promover a coletânea Alphaville: The Singles Collection, e alcançou a 65ª posição, sua posição mais alta (e também a última) atingida por um single na Billboard Hot 100. Curiosidade: a canção Forever Young é um trabalho esperançoso que celebra as virtudes da juventude, mas que também trazem consigo receios acerca do envelhecimento e da morte. A canção foi escrita durante a Guerra Fria e muitos artistas da época utilizavam-se de suas músicas para expressarem o que sentiam a respeito.

Em dezembro de 1985 eles lançaram o single 'The Jet Set', com muitos recursos eletrônicos, introdução de sequencers e vocais bem ritmados.

Em 1986 foi lançado o terceiro álbum da banda, Afternoons in Utopia, cujo primeiro single "Dance With Me" atingiu o Top 20 na Alemanha, França, Noruega, Suécia, Suíca e África do Sul; na Austria e Itália, atingiu o Top 30.

Forever Young foi relançado em 1988 e, novamente, fez sucesso estrondoso nas paradas norte-americanas. Para aproveitar o bom momento comercial, eles lançaram a coletânea The Singles Collecttion, com os maiores sucessos da banda.

O terceiro LP foi lançado em 1989 sob o título de The Breathtaking Blue, que incluía os singles "Romeos" e "Mysteries of Love". O disco decepcionou muitos fãs, apesar dos recursos tecnológicos inovadores. Após 10 anos longe dos palcos, a banda se apresentou em Beirute no Líbano.

O próximo álbum da banda, Prostitute, só foi lançado em 1994. O primeiro single lançado foi "Fools", seguido pelo segundo e último do álbum, "The Impossible Dream". Durante a turnê do álbum, Robbie France se juntou a banda na bateria e em 1997, Rick Echolette deixou o grupo.

O álbum Salvation, um breve retorno às origens musicais da banda, foi lançado em 1997.

Em 1998, o grupo lançou a coleção antológica Dreamscapes, seguida de uma turnê que chegou também ao Brasil, em 1999. Houve inclusive o lançamento de uma coletânea brasileira intitulada Visions of Dreamscapes.

Em junho de 2000 chegou o esperado CD de gravações ao vivo "Stark Naked and Absolutelly Live", que permanece nas paradas por três semanas. Ao final de um ano, as músicas foram publicadas em CDs de edição limitada.

Em 2001 é lançado o primeiro DVD da banda, graças aos esforços de alguns fãs ” Little América Alphaville Live 1999 in Salt Lake City".

Em 2002 começou a turnê Miracle Heaing Tour. Na mesma época a banda começa a trabalhar na construção do álbum "Crazyshow". Em 2003 o álbum é lançado e a distribuição é feita pela própria banda, juntamente com um grupo de fãs. Em março, Bernhard anuncia oficialmente sua desvinculação do Alphaville.

A banda permanece até hoje fazendo shows pela Europa e em 2020 tem uma grande agenda marcada por países como Portugal, Hungria, Noruega, República Tcheca e Alemanha.

Além de serem considerados uma das bandas mais futuristas dos anos 80, a Alphaville sempre se preocupou em fazer os ouvintes viajarem por suas músicas. Sempre com muitos sintetizadores, teclados, computadores e ideologia.

Discografia

1984 - Forever Young
1986 - Afternoons in Utopia
1988 - The Singles Collection
1989 - The Breathtaking Blue
1992 - First Harvest (1984-92)
1994 - Prostitute
1997 - Salvation
1999 - Salvation (EUA)
1999 - Dreamscapes (Limited 8Cds)
1999 - Visions - of Dreamscapes (Brasil)
2000 - Stark Naked and Absolutely Live
2001 - Forever Pop
2003 - Crazy Show Excerpts
2003 - Crazy Show (Limited)
2010 - Catching Rays on Giant
2010 - Catching Rays on Giant (Deluxe + DVD)
2017 - Strange Attractor

Singles
Big in Japan
Sounds Like a Melody
Forever Young
A Victory of Love
Jet Set
Dance With Me
Universal Daddy
Jerusalem
Sensations
Red Rose
Forever Young
Romeos
Summer Rain
Mysteries of Love
Big in Japan
Big in Japan 92 remix
Fools
The Impossible Dream
Wishful Thinking
Flame
Soul Messiah
Dance with Me (Mix)
Forever Young
Elegy
I Die For You Today
Song For no One
Heartbreak City

Vídeos

Leia Também

Deixe o seu comentário!