Sylvester James é um dos músicos que passou por fraca exposição ao mundo musical, se comparado com o número de discos que lançou.

Nascido em Los Angeles, Califórnia, ele foi o responsável pelo grande sucesso "You Make Me Feel (Mighty Real)", gravado em 1978, e que foi regravado pela banda Communards nos anos 80, música número 1 da Billboard club hits. Outro sucesso seu de destaque também foi "Dance (Disco Heat)".

Seu timbre de voz ficou famoso por dominar excepcionalmente a técnica do falsete, com a qual gravou seus maiores sucessos. Também era conhecido por sua aparência extravagante nos palcos.

Sylvester era gay assumido e também fazia performances como drag queen, por vezes sendo chamado de "Rainha da discoteca".

História

Sylvester desenvolveu o amor por cantar através do coro gospel de sua igreja pentecostal. Saindo dela depois que a congregação expressou desaprovação de sua homossexualidade, ele encontrou amizade entre um grupo de travestis negras e mulheres trans que se autodenominavam The Disquotays.

Mudou-se para San Francisco em 1970 aos 22 anos, e se juntou ao grupo drag The Cockettes, produzindo segmentos solo de seus shows fortemente influenciados pelo blues feminino e cantores de jazz como Billie Holiday e Josephine Baker.

Durante a turnê pela cidade de Nova York, Sylvester saiu da banda e criou a Sylvester e sua Hot Band, uma banda de rock que lançou dois álbuns comercialmente mal sucedidos em 1973.

Seu primeiro álbum solo, "Sylvester" (1977), foi um sucesso moderado. Seguiu-se o aclamado álbum disco "Step II" (1978), que gerou os singles "You Make Me Feel (Mighty Real)" e "Dance (Disco Heat)", ambos sucessos nos Estados Unidos e na Europa.

No início de 1987, revelou que era portador do HIV. Tendo sido criado em uma Igreja evangélica quando criança, respondeu, quando questionado se pensava que a doença era algum castigo de Deus por sua vida homossexual, ele afirmou: “Eu não acredito que a AIDS seja ira de Deus. As pessoas tem a tendência de culpar Deus por tudo”.

Ficou aos cuidados da amiga de longa data Jeanie Tracy até o fim da vida. Faleceu em 16 de dezembro de 1988, aos 41 anos, em decorrência da AIDS, deixando todos os royalties futuros de seu trabalho para instituições de caridade HIV/AIDS baseadas em San Francisco.

Em 2005, ele foi introduzido postumamente no Dance Music Hall of Fame, enquanto sua vida foi registrada em uma biografia e virou tema de documentário e musical.

Em 2010, Sylvester: Mighty Real, um documentário oficial de longa-metragem sobre a vida e carreira de Sylvester, entrou em produção; apresentava entrevistas com membros da família de Sylvester e outros artistas e músicos que se inspiraram, mas em 2012 o filme foi cancelado.

Em agosto de 2014, um musical off-Broadway intitulado Mighty Real: A Fabulous Sylvester Musical, estreou no Theatre At St. Clement's em Nova York.

Discografia

1973 - Sylvester and the Hot Band (performance de Sylvester & The Hot band)
1977 - Sylvester
1978 - Step II
1979 - Stars
1980 - Sell My Soul
1981 - Too Hot To Sleep
1982 - All I Need
1983 - Call Me
1984 - M-1015
1986 - Mutual Attraction

Leia Também

Deixe o seu comentário!