Apesar das críticas mornas e de ter sido produzido com apenas oito milhões de dólares, Footloose, lançado em 13 de julho de 1984, foi um sucesso comercial, faturando por volta de 80 milhões de dólares nas bilheterias americanas.

Nome do filme Footloose - Ritmo Louco

Uma origem desconhecida do nome para o título vem de uma conversa entre o ator Kevin Bacon e o diretor, Herbert Ross. Na qual, durante a cena de dança da Steel Mill, era originalmente uma cena de luta entre Ren e Shaw Moore, que levou o filme a um lugar sombrio. Kevin Bacon não gostou do estilo dessa cena e decidiu que deveria ser uma sequência de dança citando: "Eu tenho que dançar, quero me soltar". Depois de ouvir isso, Herbert Ross mudou o título imediatamente e fez todas as cenas de luta nas cenas de dança do filme.

Sinopse

Ren McCormack, um adolescente crescido em Chicago, se muda com sua mãe para a pequena cidade de Bomont para morar com seus tios. Lá, ele faz amizade com Willard Hewitt e descobre que o conselho da cidade baniu a dança e o rock da cidade. Ele logo começa a se apaixonar por uma adolescente rebelde chamada Ariel, que tem um namorado abusivo, e um pai muito rigoroso, que é também o reverendo da igreja local.

Ren e seus colegas de classe querem acabar com a lei que proibe dança e assim fazer um baile de formatura e ensina Willard a dançar.

Ren decide desafiar o regulamento que proibide dança e vai até o conselho da cidade, lendo diversas passagens da Bíblia onde as escrituras apoiam o dançar como forma de diversão, celebração e exercício físico.

Estudantes realizam um baile em um moinho de graõs fora dos limites da cidade de Bomont. E o filme segue com encontros, despedidas, brigas e danças, bem ao ritmo do início dos anos 80.

Elenco

Kevin Bacon como Ren McCormick
Lori Singer como Ariel Moore
John Lithgow como Reverendo Shaw Moore
Dianne Wiest como Vi Moore
Chris Penn como Willard
Sarah Jessica Parker como Rusty
John Laughlin como Woody
Elizabeth Gorcey como Wendy Jo
Frances Lee McCain como Ethel McCormack
Jim Youngs como Chuck Cranston
Timothy Scott como Andy Beamis
Lee McCain como Ethel McCormick
Artur Rosenberg como Wes
Lynne Marta como Lulu

Curiosidades

Footloose foi filmado em várias locações no Condado de Utah.

Tom Cruise e Rob Lowe foram ambos cotados para interpretar o personagem principal.

O filme também contou com a interpretação de Lori Singer como Ariel, um papel para o qual a cantora Madonna chegou a fazer testes. Melanie Griffith, Michelle Pfeiffer, Jamie Lee Curtis, Rosanna Arquette, Meg Tilly, Julia Louis-Dreyfus, Heather Locklear, Meg Ryan, Jennifer Jason Leigh, Jodie Foster, Phoebe Cates, Tatum O'Neal, Bridget Fonda, Lori Loughlin, Diane Lane e Brooke Shields foram todas consideradas para o papel de Ariel.

Em 2010, a Paramount anunciou planos para produzir um remake de Footloose. As filmagens começaram em setembro de 2010 e o filme foi escrito e dirigido por Craig Brewer. Orçado em 25 milhões de dólares, a obra foi lançada em 14 de outubro de 2011 e arrecadou $63.5 milhões de dólares nas bilheterias.

Trilha sonora do filme

A trilha sonora do filme ficou a cargo de Tom Snow, Dean Pitchford, Kenny Loggins, Nigel Harrison, Mark Mothersbaugh, Jamshied Sharifi, Jim Steinman e Nate Archibald e foi lançada em fita cassete, cartucho, compact disc e disco de vinil. A trilha sonora também foi relançada no 15° aniversário do filme em 1999. O relançamento incluiu quatro novas canções: "Bang Your Head (Metal Health)" do Quiet Riot, "Hurts So Good" de John Mellencamp, "Waiting for a Girl Like You" do Foreigner e um remix estendido de "Dancing in the Sheets".

1.Footloose - Kenny Loogins
2.Let's Hear It for the Boy - Deniece Williams
3.Almost Paradise (Love Theme from Footloose) - Mike Reno
4.Holding Out for a Hero - Bonnie Tyler
5.Dancing In the Sheets - Shalamar
6.I'm Free (Heaven Helps the Man) - Kenny Loogins
7.Somebody's Eyes - Karla Bonoff
8.The Girl Gets Around - Sammy Hagar
9.Never - Tema musical

Disco lançado em 1998 para colecionadores com faixas bônus

10.Metal Health (Bang Your Head) - Quiet Riot
11.Hurts So Good - John Mellencamp
12.Waiting for a Girl Like You - Foreigner
13.Dancing in the Sheets (extended 12" remix) - Shalamar

Vídeos

Leia Também

Deixe o seu comentário!