O Van Halen é o típico grupo de rock americano que nos anos 80 sua música, expressões carismáticas e músicos cabeludos ganhavam o público. Principalmente com a música Jump, em 1983, que arrebanhou milhões de fanáticos para as lojas para comprar o álbum da banda.

Van Halen foi formado em 1972 pelos irmãos Eddie e Alex Van Halen, unindo o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony. O Van Halen é um marco nas vendas de rock nos EUA, ocupando a 19ª posição na lista dos maiores vendedores de discos nos Estados Unidos, com quase 60 milhões de vendas. A banda lacrou 13 singles no topo do Hot Mainstream Rock Tracks, um recorde até 2018. É também uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos ("Van Halen" e "1984"). Até o momento, vendeu quase 100 milhões de cópias de álbuns pelo mundo.

Mas, nem tudo foram flores. Tradicionalmente, como em quase todas bandas de rock, existem problemas internos e as saídas dos vocalistas David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone foram cercadas de controvérsia e declarações conflitantes entre os cantores e a banda.

O início

Nascidos em Nijmegen, Holanda, Eddie e Alex Van Halen são filhos do músico Jan van Halen. Os irmãos começaram a tocar juntos na década de 1960, quando Eddie tocava piano clássico e, posteriormente, bateria, e Alex tocava violão.

As origens remotas da banda em 1972, quando os irmãos Van Halen formaram uma banda com o baixista Mark Stone que teve diversos nomes como The Trojan Rubber Company, The Broken Combs, Rat Salad e, finalmente, Genesis. Eddie também fazia os vocais na banda. David Lee Roth era um "amigo" dos irmãos Van Halen, e eles decidiram colocar o David como vocalista. Em 1974 a banda decidiu substituir Stone por Michael Anthony, o baixista e vocalista da banda local "Snake". A banda Van Halen ficou constituída então por David Lee Roth (vocal), Edward Lodewijk Van Halen (guitarra e teclado), Alex Arthur Van Halen (bateria) e Michael Anthony (baixo). A banda começou tocando somente covers e em pouco tempo tornou-se muito conhecida em todos os bares de Los Angeles, Estados Unidos, local escolhido para começar o grupo.

Em 1976, Gene Simmons, líder da banda Kiss os descobriu tocando em um bar e decidiu fazer uma demo com a banda. A primeira versão de "Runnin' With The Devil", não deu muito certo.

Em 1977, o produtor Ted Templeman, da Warner Bros. Records, conheceu a banda no mesmo bar e os contratou. Em 1978 foi lançado o primeiro álbum, também chamado Van Halen. O disco foi muito aclamado, especialmente o solo de guitarra "Eruption".

Em Janeiro de 1983 a banda se apresentou no Brasil (e também na Argentina, Uruguai e Venezuela). A banda não voltou à América do Sul desde então.

Em 1983, Eddie Van Halen participou como convidado da canção "Beat It", de Michael Jackson, o que não teria agradado muito o vocalista David Lee Roth. O solo de guitarra é provavelmente o mais conhecido da década de 80. Michael e Eddie apresentaram a canção ao vivo na turnê dos Jacksons de 1984.

Em 1984, a banda lançou seu álbum mais bem-sucedido, "1984", segundo lugar da Billboard 200, atrás apenas do disco de Michael Jackson que continha "Beat It", "Thriller". 1984 também continha o single mais vendido da banda, "Jump", que ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos.

A formação original durou até 1985. Por desentendimento com Edward Van Halen, David Lee Roth decidiu sair da banda e partir para a carreira solo.

Novo cantor

Em meados de 1985, Sammy Hagar, que nos anos 70 liderou a banda Montrose, entrou para o Van Halen

Em 1986 lançaram o álbum "5150", que se tornou o primeiro da banda a se tornar o número #1 das paradas norte-americanas, e teve singles bem sucedidos como "Dreams" e "Why Can't This Be Love?".

Foram ainda lançados mais quatro discos, todos atingindo as primeiras posições nas paradas norte-americanas, antes de Hagar sair da banda por desentendimentos com a agenda do grupo, em 1996.

Com isso, o ex-vocalista David Lee Roth teria uma rápida passagem pelo Van Halen em duas músicas. Apesar de rumores sobre uma reunião, isso nunca foi além das duas canções.

A busca pelo novo vocalista

Em 1992 eles venceram o prêmio Grammy na categoria "Best Hard Rock Performance" com o álbum "For Unlawful Carnal Knowledge".

Ainda em 1996, Gary Cherone, ex-Extreme, assume como vocalista. No início de 1998, foi lançado o álbum Van Halen III que foi um fracasso comercial, sendo o primeiro (e por enquanto único) álbum da banda a não superar o milhão de cópias na América do Norte. Cherone não ficou muito tempo no novo emprego, deixando a banda logo após a turnê de divulgação do disco.

A banda, com isso, pára por um tempo em virtude da descoberta de problemas de saúde com Eddie.

Os anos 2000

Em abril de 2001, Eddie anunciou no site oficial da banda que estava bem do câncer descoberto em sua língua. Mas uma reunião ainda não sairia.

Sammy Hagar volta à banda em 2004 e grava três faixas novas na coletânea "The Best of Both Worlds". A banda faz uma turnê pelos Estados unidos, parando no final, até setembro de 2007, quando o baixista Wolfgang Van Halen (filho de Eddie) foi confirmado e rumores de que Roth voltaria à banda, ambos os eventos coincidindo com a entrada ao Rock and Roll Hall of Fame em 12 de março de 2007.

Em agosto de 2007 a banda Van Halen convoca uma coletiva e anuncia uma turnê norte-americana, agora com a formação: David Lee Roth, Eddie Van Halen, Alex Van Halen e Wolfgang Van Halen, filho de Eddie que entrou no lugar de Michael Anthony para tocar baixo.[21] A turnê durou 74 shows de setembro de 2007 a março de 2008, e se tornou a mais lucrativa da banda com faturamento de US$93 milhões.

Em 2010, o Van Halen foi ao estúdio de gravação para produzir um novo disco com o produtor John Shanks. Porém, só em janeiro de 2012, após 14 anos sem lançar um álbum, a banda anuncia oficialmente o lançamento de "A Different Kind of Truth", o primeiro com Roth desde "1984". O álbum recebeu boas críticas, e chegou em segundo na Billboard 200, atrás apenas de 21, de Adele.

A turnê esgotou todos ingressos da maioria de seus shows, até maio daquele ano, quando foi anunciado o cancelamento por que Eddie faria operações para tratar uma diverticulite, e a banda só voltaria aos palcos em 2013.

Em 31 de março de 2015, lançaram "Tokyo Dome Live in Concert", primeiro disco ao vivo com Roth e o segundo da carreira da banda. O álbum foi gravado no dia 21 de junho de 2013 em um show no Japão.

Em 30 de setembro de 2019, ao promover um próximo concerto solo para 2020, Roth expressou incerteza em relação ao futuro da banda, afirmando "Acho que Van Halen está terminado". No entanto, Sammy Hagar indicou em uma entrevista em maio de 2020 que acreditava no contrário e esperava que uma reunião com a formação original (incluindo Michael Anthony) pudesse ocorrer.

Discografia

1978 - Van Halen
1979 - Van Halen II
1980 - Women and Children First
1981 - Fair Warning
1982 - Diver Down
1984 - 1984
1986 - 5150
1988 - OU812
1991 - F.U.C.K. - For Unlawful Carnal Knowledge
1995 - Balance
1998 - Van Halen III
2012 - A Different Kind of Truth
2015 - Tokyo Dome Live in Concert

Leia Também

Deixe o seu comentário!