Os cantores David Van Day e Thereza Bazar, ele britânico e ela canadense, formaram a dupla Dollar, que fez sucesso no final dos anos 70 e início da década de 1980, com 10 singles no top 40 do Reino Unido, que incluíram "Love's Gotta Hold on Me" (1979), "I Wanna Hold Your Hand" (1979), "Mirror Mirror"(1981),"Give Me Back My Heart"(1982), "O L'amour"(1987). Mas a mais conhecida aqui no Brasil era "Who Were You With in the Moonlight?" (1979), tema até de trilha sonora de novela.

Formação

Thereza Bazar e David Van Day se encontraram aos 17 anos de idae em um teste para serem cantores de uma banda. E o envolvimento foi além do profissional, chegaram a namorar por um tempo. O grupo teve uma série de singles de sucesso. Em 1977, em declínio com o grupo, e a dupla não se sentia mais a disposição para o roteiro musical escolhido e resolveram sair. Van Day planejava seguir carreira solo, mas formaram a dupla "Dollar".

Primeiros passos

O primeiro single de Dollar, "Shooting Star", foi lançado no final de 1978 e, alcançou a posição 14 no UK Singles Chart. O seguinte, "Who Were You With in the Moonlight?", Foi lançado no início de 1979 e também alcançou a posição 14. Após dois singles de sucesso com Van Day nos vocais principais, o terceiro deles, a balada "Love's Gotta Hold on Me" foi cantada por Bazar. Tornou-se o primeiro sucesso ao entrar no Top 10 na parada do Reino Unido. Incentivado por esse sucesso constante, o grupo lançou seu álbum de estreia, "Shooting Stars", que chegou ao top 40.

Em 1980, a dupla decidiu escrever e produzir todas as canções de seu segundo álbum. Tentando mudar para um som mais rock, o álbum, junto com seus singles, não vendeu bem. Em uma tentativa de gerar vendas, Van Day e Bazar anunciaram seu noivado, mas isso foi um golpe publicitário.

Em 1981, o produtor musical Trevor Horn assumiu a produção do material de 1981 e 1982 da dupla e rendeu um som mais distinto, e seus quatro singles produzidos por Horn representaram o ponto alto da carreira da banda. Isso deu a eles mais quatro singles ("Mirror Mirror", "Give Me Back My Heart", "Videotheque" e "Hand Held in Black and White"). Todos os quatro singles apareceram no terceiro álbum da dupla, "The Dollar Album", lançado em outubro de 1982. A produção desses quatro singles chamou a atenção de outras bandas para Horn, fazendo com que ele ficasse muito ocupado para continuar trabalhando com a dupla.

No início de 1982, a primeira gravadora da dupla, Carrere, relançou o primeiro álbum do Dollar, Shooting Stars, sob o título "The Very Best of Dollar". Apresentava uma faixa extra, "I Wanna Hold Your Hand", que foi o último hit do grupo no top 20 com a gravadora em 1979. A faixa "Ring Ring" foi lançada como single em março de 1982, apenas uma semana antes do lançamento de "Give Me Back My Heart".

Durante uma turnê ao Japão em fevereiro de 1983, as relações entre a dupla se tornaram difíceis e Van Day saiu da banda. Seu último single ("Two Hearts") não foi lançado no Reino Unido e o Dollar acabou.

Van Day queria seguir carreira solo depois que ele e Bazar se separaram. Ele lançou o single "Young Americans Talking". Enquanto isso, Bazar gravou um álbum, The Big Kiss, e uma música tema para o filme americano Gotcha! com o compositor Bill Conti. Este foi lançado como um single. Mas nenhum deles teve o mesmo tipo de sucesso como a dupla teve.

Em 1986, eles lançaram os singles "We Walked in Love" e "Hav not We Said Goodbye Before". Nenhum deles teve muito sucesso. No final de 1987, o grupo fez um cover da música "O L'amour" do Erasure no estilo Hi-NRG. No início de 1988, a música se tornou um de seus maiores sucessos. Seis meses depois, eles finalmente lançaram outro single, "It's Nature's Way", mas era para ser o último lançamento, já que o single fracassou e o trabalho em um possível álbum foi adiado por muito tempo. No final de 1988, a Dollar se desfez novamente.

Van Day novamente tentou lançar uma carreira solo, mas sem sucesso. Bazar se mudou para a Austrália, onde se concentrou em criar sua família.

Durante a década de 1990, Van Day se juntou a uma sucessão de cantoras para uma versão em turnê de Dollar.

No início dos anos 2000, Van Day convenceu Bazar a fazer uma turnê da dupla. Em 2002, eles participaram da turnê "Here And Now", uma série de shows do tamanho de uma arena com outros cantores e bandas dos anos 1980. Eles rapidamente se tornaram o centro das atenções quando se envolveram em uma discussão com a pop star Sonia, que foi televisionada e noticiada nos jornais americanos. O dólar foi retirado do projeto e eles retornaram ao Reino Unido.

Dollar fez outra aparição ao vivo em 2004, em um show que celebra a carreira do produtor Trevor Horn. Aconteceu na Wembley Arena e ao lado de ABC e Pet Shop Boys, entre outros artistas que trabalharam com Horn ao longo dos anos.

Em julho de 2008, Dollar voltou a participar de um reality show no Reino Unido intitulado Pop Goes the Band, no qual várias ex-estrelas pop foram remodeladas e reestilizadas para tentar recapturar sua antiga glória.

Em 15 de fevereiro de 2010, a Cherry Red Records reeditou edições remasterizadas e expandidas de The Dollar Album e The Paris Collection pela primeira vez em CD. E foi isso.

Discografia

1979 - Shooting Stars
1980 - The Paris Collection
1982 - The Very Best of Dollar
1982 - The Dollar Album

Leia Também

Deixe o seu comentário!