Conhecidos em carreiras solo distintas, os cantores, músicos e produtores Michael Cretu, Sandra Cretu e Andru Donalds fizeram do projeto Enigma um sucesso, principalmente nos anos 90. Esse projeto rendeu bons frutos como as músicas Sadness e Return To Innocence, vendendo mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo com trabalhos que misturavam sons indianos com levadas de cantos gregorianos.

Casado com a cantora Sandra (do sucesso Maria Magdalena), que participou dos famosos gemidos sexys da música Sadness, Michael Cretu, um artista romeno com interesses em estilos variados, antes do Enigma, ainda nos anos 70, lançou alguns álbuns com seu próprio nome, mas todos não foram particularmente bem sucedidos.

Já Andru Donalds, cantor jamaicano, emplacou sucessos como Mishale e Save Me Now em 1994, e nos anos 2000, entrou para o Enigma.

História do Enigma

Cretu traçou a criação de um novo estilo de "New Age" dance, e em dezembro de 1990, surge com o álbum de estreia do projeto Enigma, MCMXC a.D. O álbum foi o primeiro sucesso comercial de Cretu, com o single "Sadeness", onde eram mixados Cantos Gregorianos, batida altamente dançante e gemidos sensuais de Sandra Cretu, soando altamente peculiar aos ouvidos do público naquele tempo. Outro grande sucesso foi a sexy "Mea Culpa", remixada por vários dos melhores DJs da Europa. Antes que o álbum fosse lançado, Cretu foi cauteloso com a resposta que poderia obter, principalmente em relação a Igreja Católica e decidiu ocultar seu nome real, assinando como M.C. Curly. A contracapa do álbum conteve pouca informação sobre seus integrantes, promovendo o mistério sobre os criadores do álbum e conduzindo a especulação se o Enigma era uma pessoa ou um grupo.

Logo em seguida, em 1993 surge o álbum "The Cross of Changes" ("O Cruzamento das Mudanças", ou "Cruzamento das Mudanças") foi lançado e vendeu seis milhões cópias em um ano. Com o Hit "Return to Innocence". Este foi o álbum com mais faixas utilizadas em campanhas publicitárias e filmes, sendo utilizado no filme "Matrix", em 1999. A música "The Eyes of Truth", Cretu se deixou influenciar desta vez pelos ritmos hindus, inserindo cantos de lamento, que remetiam a paisagens e orações indianas. Sempre com a sua marca registrada. Um som de ostentação e de batidas sensuais, que elevavam a mente para causas espirituais.

Em 1996, lançou "Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!" (O Rei Está Morto, Viva o Rei!). A ideia de Cretu era que este terceiro álbum fosse a síntese dos dois álbuns anteriores. Embora o álbum tenha sido projetado tão meticulosamente por Cretu, não conseguiu o mesmo nível do sucesso que os dois anteriores. Em consequência somente dois dos três singles planejados foram lançados: "Beyond the Invisible" e "T.N.T For The Brain", também remixadas por DJs para as pistas de dança, principalmente na Alemanha, país natal da banda.

No ano 2000, chega o álbum "The Screen Behind The Mirror" (A tela atrás do espelho), incluiu amostras de Carmina Burana de Carl Orff em quatro faixas do álbum. Também aqui marca a estreia do cantor Andru Donalds no projeto do Enigma.

Em 2001, Cretu lançou o single "Turn Around" junto com a compilação "Love Sensuality Devotion - The Greatest Hits" e "Love Sensuality Devotion - The Remixes".

"Voyageur" (Viajante) de 2003, foi considerado por muitos como uma transformação total do projeto. Quase todos os elementos da assinatura de Enigma (o Gregorian chants, as flautas famosas de Shakuhachi) não estavam mais presentes nesse álbum, que foi muito mais eletrônico e utilizou escalas diferentes, uma espécie de releitura do projeto. Soou diferente, e em consequência dessa mudança, muitos não apreciaram essa nova sonoridade e as vendas foram afetadas.

Em 2005, a gerência do Enigma (Crocodile-Music) anuncia o lançamento do single mais esperado e mais atrasado da banda: "Hello and Welcome". O single seria originalmente lançado em outubro, porém foi adiado para 25 de novembro, e finalmente lançado na Alemanha em 10 de março de 2006.

Já em 6 julho de 2006, o projeto Enigma finalmente lança o seu sexto disco "A Posteriori" que contém uma versão nova para "Hello and Welcome".
Este álbum é talvez o mais sombrio da banda, tomando como tema a Via Láctea, e sua destruição prevista para acontecer em alguns milhões de anos. Este álbum propõem uma reflexão sobre a criação e a destruição do cosmos, vida e morte, claro e escuro, assim como o primeiro álbum, só que desta vez, sem a temática sexy, dando mais ênfase ao dançante.

Os cantores que foram influentes em canções do Enigma são: "The Angel X", que forneceu os vocais para "Return to Innocence", Ruth-Ann Boyle e Andru Donalds em "The Screen Behind The Mirror" e "Voyageur". Louisa Stanley e Elisabeth Houghton emprestaram também suas vozes em "The Voice of Enigma" e "Knocking on Forbidden Doors".

O Enigma segue e em 2016 lançou o mais recente álbum "The Fall of A Rebel Angel", disponível também em vinil.

Discografia

Álbuns
1990 - MCMXC a.D. (Virgin)
1993 - The Cross of Changes (Virgin)
1997 - Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!
1998 - Trilogy (3xCD)
2000 - The Screen Behind the Mirror
2001 - Love Sensuality Devotion: The Greatest Hits
2001 - Love Sensuality Devotion: The Remix Collection
2003 - Voyageur (Virgin Records)
2006 - A Posteriori (Virgin Records)
2008 - Seven Lives, Many Faces
2016 - The Fall of a Rebel Angel

Leia Também

Deixe o seu comentário!