O Orchestral Maneuvers in the Dark (OMD) é um dos grupos pop sintetizados mais antigos de maior sucesso comercial.

Inspirados principalmente pelos teclados do Kraftwerk e se esforçando em um ponto "de ser o ABBA pop dance", eles se inspiram continuamente na música eletrônica antiga.

Fora da Inglaterra, sua terra natal, o OMD é conhecido principalmente por "Maid of Orleans" e "If You Leave", mas eles conseguiram 18 singles adicionais no Reino Unido somente nos anos 80.

História

Desde que eram alunos da escola primária na península de Wirral, Andy McCluskey e Paul Humphreys - os membros principais do Orchestral Maneuvers in the Dark - tocaram em algumas bandas a partir de meados dos anos 70.

Em 1977, eles formaram o "ID", um grupo pequeno que lançou o álbum "Street to Street: A Liverpool Album" que, quando foi lançado, o ID não existia mais.

Os dois músicos tocaram seus primeiros shows oficiais abrindo apresentações de Joy Division e Cabaret Voltaire.

Mais tarde, em 1979, o recém criado OMD passava de ano e entrava na década de 80 com a batidona Electricity. Com essa e outras músicas, o Orchestral Maneuvers in the Dark já estava em 27º na parada de álbuns do Reino Unido.

"Enola Gay" foi lançado como single no final de 1980, mas esse se tornou o primeiro da dupla em uma série de hits do Top 10.

No final de 1981, a OMD lançou Architecture & Morality, com o sucesso "Souvenir" e "Maid of Orleans", sendo o maior sucesso internacional do grupo, liderando as paradas pop alemãs e holandesas e alcançando o Top 10 em outros territórios. Architecture & Morality foi o primeiro álbum licenciado nos Estados Unidos.

Durante o resto da década de 80, eles conquistaram fãs pelo mundo com suas gravações interessantes. Em um período entre 1984 e 1986, eles lançaram "Junk Culture", "Crush" e "The Pacific Age", uma trilogia comparativamente conservadora que rendeu o hit número cinco do Reino Unido "Locomotion" e vários outros singles se saíram bem.

Da noite para o dia, o OMD lançou "If You Leave", um hit número quatro nos Estados Unidos que se transformou em um vendedor de ouro. O single só não foi tão bem no Reino Unido, onde alcançou o número 48. OMD terminou a década com The Best of OMD, promovido com o novo single "Dreaming", um hit do Top 20 nos Estados Unidos.

No início dos anos 90, McCluskey foi o único membro original do OMD a ficar no grupo, após uma serie de baixas nos integrantes.

Na sequência, McCluskey e seus novos membros, lançaram os álbuns "Sugar Tax", "Liberator" e "Universal", lançadas entre 1991 e 1996 pela Virgin Records. Os principais singles foram "Sailing on the Seven Seas" e "Pandora's Box".

O OMD parou no final da década, quando McCluskey se aventurou no desenvolvimento e composição para outros artistas.

McCluskey e Humphreys voltaram a formar dupla no OMD em 2005, quando foram abordados para se apresentar no programa de televisão alemão Die Ultimative Chartshow. Uma turnê pela qual eles tocaram e foi totalmente apresentada no seu terceiro álbum lançado em 2008, "Architecture & Morality & More", gravado em Londres. Um novo material foi lançado em 2010 com "History of Modern".

Em 2013, Holmes deixou a banda depois que ele desmaiou durante um show em Toronto devido ao calor extremo.

Depois de aproximadamente uma década de silêncio, a OMD retornou em meados dos anos 2000 para adicionar ao legado o máximo possível. Sua segunda vida longa foi destacada por um sexto álbum do Reino Unido, The Punishment of Luxury (2017), e um box, Souvenir (2019), coincidindo com seu 40º aniversário. Seus grandes sucessos destacam-se Electricity, Enola Gay, Secret, Souvenir, Messages, So in Love, Talking Loud And Clear, Best Years Of Our Lives, She's Leaving, If You Leave e The Pandoras Box.

Integrantes atuais
Andy McCluskey
Paul Humphreys
Martin Cooper
Malcolm Holmes

Ex-integrantes
Dave Hughes
Michael Douglas
Neil Weir
Graham Weir
Abe Jukes
Nigel Ipinson
Phil Coxon
Stuart Kershaw

Discografia

1980 Orchestral Manoeuvres in the Dark
1980 Organisation
1981 Architecture & Morality
1983 Dazzle Ships
1984 Junk Culture
1985 Crush
1986 The Pacific Age
1991 Sugar Tax
1993 Liberator
1996 Universal
2010 History of modern
2013 English Electric
2017 The Punishment Of Luxury

Vídeos

Leia Também

Deixe o seu comentário!