O projeto USA for Africa (United Support of Artists for Africa) reuniu quarenta e cinco artistas norte-americanos, liderados por Michael Jackson, Lionel Richie, Harry Belafonte, e Kenny Rogers, onde gravaram o sucesso "We Are The World" em janeiro de 1985. A canção alcançou a primeira colocação na parada de sucessos dos Estados Unidos e do Reino Unido em abril daquele ano.

A intenção da turma era render fundos financeiros para a "USA for Africa Foundation" e, assim, auxiliar as vítimas da fome e doenças na África, especialmente a Etiópia.

O USA for Africa também o evento beneficente "Hands Across America", no qual aproximadamente 7 milhões de pessoas seguraram as mãos por 15 minutos, em uma corrente humana por um caminho que seguia pelos Estados Unidos. Os participantes pagaram 10 dólares para ingressar na fila. O dinheiro arrecadado também foi destinado para a África.

As receitas combinadas da vendas de "We Are the World" e do evento "Hands Across America" totalizaram cerca de 100 milhões de dólares.

A música

Foram Michael Jackson e Lionel Richie que comporam a música e o músico, produtor e maestro Quincy Jones conduziu os astros no estúdio do A&M Studios em Hollywood, Califórnia.

Para a gravação foi escolhido o mesmo dia da premiação American Music Awards, para assegurar que o maior número possível de artistas comparecesse. No total, participaram 45, inclusive Bob Geldof, que organizou o Live Aid no Reino Unido e Estados Unidos. Os vocais foram dividos entre 21 cantores.

O compacto com a música, foi um grande sucesso, vendendo mais de 7,5 milhões de cópias só nos Estados Unidos, seguido por um álbum, USA for África: We Are The World, que vendeu mais 3 milhões, e que trazia músicas de outros artistas. O percussionista brasileiro Paulinho da Costa participou da gravação da música.

Vocalistas principais

Michael Jackson, Lionel Richie, Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, James Ingram, Tina Turner, Billy Joel, Diana Ross, Dionne Warwick, Willie Nelson, Al Jarreau, Bruce Springsteen, Kenny Loggins, Steve Perry, Daryl Hall, Huey Lewis, Cyndi Lauper, Kim Carnes, Bob Dylan, Ray Charles.

Co-adjuvantes

Dan Aykroyd, Harry Belafonte, Lindsey Buckingham, Sheila E., Bob Geldof, James Ingram, Jackie Jackson, LaToya Jackson, Marlon Jackson, Randy Jackson, Tito Jackson, Al Jarreau, Waylon Jennings, Bette Midler, John Oates,
Jeffrey Osborne, The Pointer Sisters, Diana Ross, Dionne Warwick.

Leia Também

Deixe o seu comentário!