Nos anos 60, o gênero "bubblegum pop" surgiu e reinou entre os adolescentes de 1968 a 1973. Era um movimento para atrair e cativar jovens e adolescentes com músicas suaves e cativantes, com personagens inocentes e charmosos. Desse movimento saiu a banda The Archies.

The Archies é uma banda musical presente na série de desenhos (quadrinhos animados) fundada pelos personagens Archie Andrews, Reggie Mantle, Jughead Jones, Veronica Lodge e Betty Cooper, um grupo de personagens adolescentes do universo da Archie Comics, no contexto da série animada de televisão The Archie Show.

O The Archies tocava uma variedade de músicas "chiclete" na época em que as histórias em quadrinhos eram lançadas em animações na TV americana. Um detalhe interessante é que as vozes cantadas nas músicas não eram iguais às vozes dos persoangens quando estes conversavam entre si.

As músicas da banda fictícia foram gravadas por músicos, como Ron Dante, Toni Vinho e Donna Marie em dueto e vocais de apoio, lançando uma série de singles e álbuns. A mais famosa foi "Sugar sugar", de 1968. Os músicos da banda incluíam os guitarristas Hugh McCracken e Dave Appell, os baixistas Chuck Rainey e Joey Macho, o tecladista Ron Frangipane e os bateristas Buddy Saltzman e Gary Chester.

A canção mais famosa da banda foi escrita por Jeff Barry e Andy Kim, e ficou como número um em várias paradas musicais em 1969, além de vender mais de seis milhões de cópias, e receber um disco de ouro. Na Billboard Hot 100, a canção atingiu o primeiro lugar naquele ano, a única vez que uma banda fictícia já conquistou o primeiro lugar na Hot 100.

O último single, lançado pela banda foi em 1972, "Strangers in the Morning". Os álbuns da banda foram inicialmente lançados pela gravadora Calendar Records.

Algumas das canções do grupo aparecem em episódios da série de televisão, Riverdale.

Discografia

1968 - The Archies
1696 - Jingle Jangle
1969 - Sunshine
1969 - Everything's Archie
1971 - This Is Love
2008 - The Archies Christmas Album

Leia Também

Deixe o seu comentário!