A Joy é uma banda austríaca que ficou famosa nos anos 80 devido aos sucessos "Touch by Touch" (que alcançou o primeiro lugar na Áustria), "Hello" e "Valerie".

Ela foi formada na pequena cidade austríaca de Bad Aussee pelos amigos de escola Andy Schweitzer, Freddy Jaklitsch e Manfred Temmel. Eles seguiram praticamente juntos por várias bandas amadoras até a formatura. Em seguida, foram para caminhos diferentes. Andy se tornou um policial, Freddy começou a ensinar língua e história alemãs na escola e Manfred era um DJ popular na discoteca Orion, na cidade alemã de Traunreut.

Se encontraram novamente em 1984 e decidiram concentrar seus esforços conjuntos em uma carreira musical profissional. Foi de bate pronto que conseguiram um contrato com uma gravadora - com o selo austríaco OK Musica.

Devido as suas melodias positivas e letras apolíticas, o JOY se tornou uma das poucas bandas que tocou atrás da chamada "cortina de ferro" (expressão usada para designar a divisão da Europa em Oriental e Ocidental na Guerra Fria).

O primeiro single dos JOY, "Lost in Hong Kong" (composto por Michael Scheickl - usando o pseudónimo de M. Mell), foi editado em fevereiro de 1985. Não se tornou um grande êxito, mas a nova banda foi referida na imprensa. O single seguinte "Touch by Touch", editado em setembro de 1985 e composto por Schweitzer e Jaklitsch, imediatamente alcançou o grande parte das paradas europeias. Na Áustria, "Touch by Touch" foi Nº 1 durante cinco semanas e tal como em Portugal e Espanha o single foi Disco de Ouro, com mais de 50.000 cópias vendidas em cada um destes países. O terceiro single, "Hello", também composto por Michael Scheickl, de novo se tornou num êxito. O primeiro álbum, também intitulado "Hello", esteve cinco semanas no primeiro lugar em diversas tops europeus.

No verão de 1986, JOY voltou ao estúdio para gravar um segundo álbum, intitulado "Joy And Tears". O lançamento do álbum foi antecipado por um único lançamento, "Japanese Girls". Nas paradas austríacas, esse single não era maior do que o número 14, mas essa música tornou JOY extremamente popular na Ásia. Em 1986, JOY foi eleito o ato internacional mais popular da Coreia do Sul, ainda mais popular do que Madonna e Michael Jackson.

Sua turnê asiática, que levou o JOY em janeiro e fevereiro de 1987 a Bangkok, Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Seul, contou com a presença de mais de 60.000 espectadores. Em Seul, na Coreia do Sul, o JOY tocou duas vezes para 12.000 pessoas no estádio Olímpico Jamsil totalmente esgotado, e apresentou uma versão personalizada de seu sucesso Japanese Girls, que ganhou um título especial Korean Girls.

Imediatamente após o fim de sua turnê asiática, o JOY fez alguns shows nos EUA, na Califórnia - no famoso Shrine Auditorium, e em San-Jose, principalmente para o público chinês e vietnamita. Uma foto tirada em San Jose foi posteriormente usada em uma capa do single "It happens tonight".

No verão de 1987 o JOY fez muitos shows em diferentes países europeus - incluindo Portugal (duas vezes), Espanha e Itália. Entre os shows, JOY gravou uma faixa chamada "Destination Heartbeat", que se tornou a trilha sonora do filme "Flucht in der Tod".

Mais tarde, em 1987, a OK-Musica lançou uma compilação, "Best of JOY". Para marcar a chegada da era digital, a compilação foi lançada em uma nova portadora de som, o CD.

Em 1994, depois de uma breve separação, dois membros da formação original, Freddy Jaklitsch e Manfred Temmel, assinaram um contrato com a BMG e lançaram um novo single - Hello, Mrs. Johnson. Pouco depois, eles convidaram um novo tecladista, Johannes Groebl, e lançaram mais um single, "Felicidad" em 1995.

Em 1996, o álbum "Full of Joy" foi gravado e pronto para ser lançado pela BMG. A lista de faixas, contendo 12, foi finalizada - e os materiais promocionais foram impressos no entanto, a BMG decidiu não lançar o álbum.

Em 2010, todos os 3 membros da formação original decidiram comemorar o 25º aniversário de seu primeiro sucesso por uma reunião. Os músicos começaram a trabalhar em um novo álbum.

Em julho de 2011, o JOY lançou "Enjoy", com 10 faixas inéditas, bem como as novas versões de sucessos como "Touch by touch" e "Valerie". Todos os backing vocals foram gravados novamente por Michael Scheickl. O álbum foi lançado na Áustria pelo selo Major Babies, e alcançou a 21ª posição na parada nacional austríaca.

Em 2016, a banda gravou um novo single “Lunapark” com a ajuda de Major Babies. Em 2017, a gravadora lançou uma versão digital da música. Os artistas ainda não anunciaram um novo álbum e seguem se apresentando pela Europa e Ásia.

Discografia

1986 - Hello
1986 - Joy & Tears
1989 - Joy
2011 - Enjoy Austria

Leia Também

Deixe o seu comentário!