A cantora Bonnie Tyler poderia ser aquela típica cantora americana nascida no Tenesse, que tem uma forte queda por música country americana mas, não. Ela nasceu em 8 de junho de 1951 no País de Gales, pertencente ao Reino Unido, e o nome verdadeiro dela é Gaynor Hopkins .

Dona de uma voz marcante que mescla o agudo com tom rouco, ela ficou famosa com as músicas "Total Eclipse of the Heart", "It's a Heartache", "Making Love", "Holding Out For a Hero" e "Lost in France" e foi a primeira cantora galesa a conquistar um primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e, aqui no Brasil, chegou a fazer uma parceria com o cantor Fábio Jr., em 1987.

Família

Bonnie veio de uma família protestante e tinha mais seis irmãos. Casou-se aos 22 anos com Robert, seu primeiro namorado em 1973, após quatro anos de namoro. Ela nunca teve filhos pois, adiou bastante a chegada do primeiro e quando esteve grávida, aconteceu um problema e ela perdeu seu filho, nunca mais tentou engravidar novamente.

Biografia

Sua carreira começou com a participação em um concurso de sua cidade, chamada Skewen, recebendo uma libra pelo segundo lugar conquistado. Isso a incentivou a continuar cantando em pubs e clubes na região sul de Gales.

Em 1975 ela lançou seu primeiro single "My! My! Honeycomb" e no ano seguinte, Roger Bell, um produtor e caçador de talentos ofereceu um contrato com a gravadora RCA. Nesta época, nódulos em suas cordas vocais a obrigaram a passar por cirurgia e tratamento. Isso quase acabou com sua carreira no início mas, ela conseguiu reverter e recebeu o acentuado timbre rouco de sua voz.

Bonnie então gravou seu primeiro single com o novo nome "Lost In France" que foi sucesso nas paradas do Reino Unido, Europa, África do Sul e Austrália, exemplo que não aconteceu com o restante do álbum "The World Starts Tonight".

Em 1977 ela lançou o single "It's A Heartache" um dos maiores sucessos da sua carreira.

Carreira em alta

Divergências com seus produtores que queriam transformá-la em uma cantora country a fizeram mudar para outra gravadora, a CBS e contratar um novo produtor Jim Steinman, já famoso pelo seu trabalho com Meat Loaf, o resultado foi a épica balada "Total Eclipse of the Heart", lançada em 1983 com a qual ela tornou-se a única artista galesa a colocar uma música no número 1 no Reino Unido e Estados Unidos ao mesmo tempo. Esta canção foi tirada do álbum "Faster Than the Speed of Night" que alcançou um Record Guinness por ser o primeiro álbum de uma cantora a debutar direto no número 1 na parada inglesa, neste período ela foi indicada ao Grammy por Melhor Cantora Pop e por Melhor Cantora de Rock.

Ainda no início dos anos 80, ela lançou mais hits como "Holding Out for a Hero" do filme Footloose, "Here She Comes", trilha sonora do filme Metrópolis relançado em 1984 por Giorgio Moroder, pela qual ela recebeu outra indicação ao Grammy de Melhor Cantora de Rock, seguidos pelos discos "Secrets Dreams and Forbidden Fire" de 1986 e "Notes From America" de 1988.

Em 1987, ela lançou em parceria com Fábio Junior a canção "Sem Limites pra Sonhar" (na qual canta a parte da letra em inglês).

Na década de 1990 trocou a CBS pela BMG e seus discos dessa fase, "Bitterblue", "Angel Heart" e "Silhouette in Red" foram sucesso entre a Europa, África do Sul e o Japão.

Em 1994, Bonnie recebe os prêmios RSH-Gold e o Echo (o Grammy alemão) na categoria Melhor Cantora Internacional.

Parada nas gravações

Dez anos depois, em 2004, Bonnie grava "Total Eclipse of the Heart" versão em francês, com o título de "Si Demain (Turn Around)", em dueto com a cantora e atriz francesa Kareen Antonn e volta ao número 1 na França, Bélgica e Polônia.

Em 2006, completou 30 anos de carreira e lançou seu primeiro álbum ao vivo "Bonnie Tyler Live o DVD Bonnie On Tour", um CD no Reino Unido Celebrate seguido pelo single "Louise".

Em 2007, Bonnie grava uma versão Disco/Punk de "Total Eclipse of the Heart" com a banda "Babypinkstar", lança ainda o Greatest Hits From The Heart, que alcança o top 40 no Reino Unido e o top 10 na Irlanda.

Em 2009 Bonnie é convidada a gravar Total Eclipse com o grupo vocal Only Men Aloud, o álbum chega ao n.1º na "Classic Album Charts" na Inglaterra.

Neste ano, Bonnie participa de uma série da televisão britânica "Hollyoaks Later" e é homenageada recebendo o prêmio "Angel Award", por sua contribuição em engajamentos sociais.

No ano de 2011, Bonnie retorna à parada francesa com um novo "Greatest Hits Best Of 3".

Em 2013, a cantora concorreu ao Festival Eurovisão da Canção com o tema "Belive in me".

Em fevereiro de 2019, Bonnie lançou "Hold On" como o single principal de seu décimo sétimo álbum de estúdio, "Between the Earth and the Stars". O álbum apresenta duetos com Rod Stewart, Francis Rossi e Cliff Richard, com músicas de Barry Gibb e Amy Wadge, entre outras.

Em agosto de 2019, a Cherry Red Records lançou um conjunto de caixas compilando os quatro primeiros álbuns de estúdio de Tyler.

Em dezembro de 2019, Tyler lançou uma nova versão de sua música de 2005 "Streets of Stone" para o "The Big Sleep Out", um evento internacional de caridade. Em 14 de dezembro de 2019, ela se apresentou no Concerto di Natale do Vaticano, na presença do Papa Francisco.

Em março de 2020, Tyler anunciou que seu décimo oitavo álbum de estúdio estava completo. Sua data de lançamento foi adiada para fevereiro de 2021 devido à pandemia do COVID-19.

Discografia

1977 - The World Starts Tonight
1978 - Natural Force
1979 - Diamond Cut
1981 - Goodbye to the Island
1983 - Faster Than the Speed of Night
1986 - Secret Dreams and Forbidden Fire
1988 - Hide Your Heart (Notes from America)
1991 - Bitterblue
1992 - Angel Heart
1993 - Silhouette in Red
1995 - Free Spirit
1998 - All in One Voice
2002 - Heart Strings
2004 - Simply Believe
2005 - Wings
2006 - Bonnie Tyler Live o DVD Bonnie On Tour
2011 - Greatest Hits Best Of 3
2013 - Rocks & Honey
2019 - Between the Earth and the Stars

Leia Também

Deixe o seu comentário!