Além de ser ponto de parada para turistas que fazem o trecho Bento Gonçalves-Garibaldi-Carlos Barbosa, agora a comunidade tem um monumento oficial que homenageia um dos principais alavancadores do progresso do município. Em solenidade oficial, a Maria Fumaça restaurada foi entregue na última sexta-feira, 13, com a presença de autoridades, empresários, convidados e comunidade barbosense.

Em junho de 2018, quando o município recebeu o ofício do DNIT autorizando a Cessão de Direito de Uso Gratuito de Bens Móveis, a administração municipal passou a estudar a viabilização do restauro da locomotiva. Duas parceiras da iniciativa privada, Giordani Turismo e Tramontina aceitaram o projeto para restauro e entrega da "Krauss 207" completamente original ao município.

Durante a entrega oficial da máquina, houve o descerramento de uma placa que celebra a entrega da Maria Fumaça na entrada da cidade, a qual marcou também os 110 anos da estação férrea de Carlos Barbosa.

História

O "Trenzinho da Tristeza", como era conhecido, fazia a rota da Ferrovia do Riacho. Importada da Alemanha, a locomotiva a vapor recebeu o nome de "Porto Alegre". Após sua desativação, ela permaneceu estacionada em alguns locais como o Parque Farroupilha em Porto Alegre, Parque Saint'Hilaire em Viamão, Museu do Carvão em Arroio dos Ratos e depois foi transferida em 2008 para Carlos Barbosa.

Deixe o seu comentário!