O Projeto de Lei 466/2019 da deputada Francis Somensi (Republicanos), que reconhece o evento Farroupilha Bem Gaúcha como de relevante importância e interesse para a cultura e o turismo rio-grandense, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no dia 30 de setembro e nesta quarta-feira foi sancionado pelo governador Eduardo Leite em ato por meio de videoconferência.

Conforme a deputada, este projeto revive a história de Paixão Côrtes e o grupo dos oito, que começaram um movimento dentro de uma escola pública, culminando em tudo que vivemos e referendamos hoje sobre a cultura gaúcha.

O movimento disseminou a essência por todos os cantos do Rio Grande do Sul por meio dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). "O Projeto Farroupilha Bem Gaúcha faz justamente o mesmo caminho, resgatando valores, cultivando as nossas danças, poesias e cantos, mas levando esse legado de dentro dos CTGs para as escolas", comentou.

Além do reconhecimento cultural, o projeto previu a inclusão do Farroupilha Bem Gaúcha no calendário oficial de eventos do estado, o que valoriza a iniciativa em nível estadual, facilitando o reconhecimento pelo poder público e a vinda de recursos para o município para a realização e expansão do evento já concretizado em Farroupilha.

Deixe o seu comentário!