O Ministério da Educação (MEC) divulgou novas datas de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta segunda-feira, 11.

Confira o período de inscrição para cada programa no segundo semestre:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): de 16 a 19 de junho;
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): de 23 a 26 de junho;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): 30 de junho a 3 de julho.

Os programas utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas.

O primeiro passo para o início do processo seletivo do segundo semestre é a publicação de edital para que as instituições possam manifestar interesse em aderir aos programas. Com isso será possível conhecer o número de bolsas ofertadas e quais cursos, por exemplo, estarão disponíveis para os estudantes.

Sisu - O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em uma universidade federal pode realizar a inscrição no Sisu em 2020. Para concorrer a uma vaga pelo programa, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação.

ProUni - Já quem pretente cursar em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do ProUni. Para se inscrever na iniciativa, o estudante que participou do Enem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

Fies - O candidato também pode concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. Para participar, o candidato que fez o Enem precisa ter desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas e não zerar a redação.

Deixe o seu comentário!