Farroupilha é referência no quesito educação pública do Rio Grande do Sul. A cidade farroupilhense recebeu o selo Bom Percurso na pesquisa 'Educação que faz a diferença' com mais 103 cidades do Brasil. O estudo foi desenvolvido pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) em parceria com a Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e os Tribunais de Contas (TCs) com jurisdição na esfera municipal. As cidades de Ijuí e Carlos Barbosa completam o quadro das três cidades classificadas no estado.

No estudo consta que em Farroupilha os contextos externos de ensino são mais favoráveis que em outras cidades do Brasil, sendo que no município o envolvimento familiar é elogiado. Outro quesito apontado como positivo é a contribuição financeira dos pais nas melhorias estruturais das escolas.

Os critérios de avaliação passaram por elementos que influenciam o resultado final da educação, um exemplo é as oportunidades educacionais que os estudantes têm fora da escola e os desafios de gestão escolar e de sala de aula em contextos mais vulneráveis.

Farroupilha, assim como as outras duas cidades gaúchas, mostrou que a maioria dos seus alunos do ensino fundamental está no nível básico de proeficiência. Além disso, a média nacional de aprendizagem das cidades precisou estar acima da taxa de aprovação.

Leia Também

Deixe o seu comentário!