O diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Ifrs) campus de Farroupilha, Leandro Lumbieri comentou sobre o processo seletivo de 2021, que em virtude da pandemia foi alterado. Lumbieri destacou que esta mudança foi aprovada em reunião geral e o ingresso será por sorteio. Conforme o diretor, a decisão foi estabelecida através de uma votação do conselho em que a maioria optou por não aplicar provas presenciais apenas para o ano letivo de 2021 para evitar a disseminação do coronavírus.

Assim, o ingresso para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio será exclusivamente por sorteio. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio serão destinadas 50% das vagas por sorteio e as outras 50% através da nota do Enem. Nos cursos superiores o ingresso será apenas pela nota do exame nacional.

As vagas reservadas para alunos de escolas públicas também sofreram alteração e agora passam a ser de 80% em todos os cursos regulares de ensino médio e superior. A próxima reunião do conselho do Ifrs ocorre em fevereiro, onde serão tomadas outras decisões sobre os próximos processos seletivos.

OUÇA A ENTREVISTA NO ÁUDIO ABAIXO

Áudios

Deixe o seu comentário!