O Spaço Livre deste sábado, 2, recebeu o doutor em Letras e professor da Universidade de Caxias do Sul, Delcio Antônio Agliardi. Durante o programa ele abordou diversos assuntos ligados à educação.

Uma das questões foi em relação à antecipação das fases da vida. Segundo Agliardi, um dos problemas existentes hoje é a adultização da criança de forma precoce, a qual consome e vê a mesma coisa que um adulto. Para ele isto pode acarretar em dificuldades no desenvolvimento da infância. "Quase que é voltar à idade média. Eu tenho medo deste lugar que tem sido ofertado para a criança. Há um tempo para ser criança e esse tempo não pode ser antecipado", explica. Outro problema citado pelo doutor é a juvelização dos velhos. "Não posso descaracterizar o lugar da pessoa idosa. É próprio do processo de vida. O envelhecimento ativo é uma conquista", afirma. 

Além disso, o professor também comentou que a família e a escola vem ocupando cada vez mais a centralidade do processo de educação. Para Agliardi, ambas educam e ensinam. "A educação é um fenomeno de larga escala, é durante toda a vida. Se eu estou vivendo, a vida está me gerando demandas de aprendizagem, sejam elas tecnológicas, sociais, emocionais, afetivas, comportamentais", opina.  

Hoje as crianças buscam no professor a segurança de falar assuntos que não são conversados em casa. Por isso é preciso construir escolas escutatórias, que escutam a vida e oportunizam o diálogo. "As crianças buscam falar na escola dos temas que a família não trata. As questões envolvendo sexualidade, drogas, violência, relações humanas naturalmente vão para a escola também", pontuou. 

Ouça o programa na íntegra 

Deixe o seu comentário!