A Universidade de Caxias do Sul (UCS) abriu o processo de inscrições para o vestibular de verão. O prazo para os interessados em medicina e bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia (UCSTec) podem se inscrever até 15 de novembro.

A prova será em 22 de novembro atendendo aos protocolos e critérios determinados pelas normas de distanciamento controlado, por conta da pandemia. Os vestibulandos de medicina terão cinco horas para realizar prova de redação, além de dez questões da língua portuguesa, estrangeira (espanhol ou inglês), conhecimentos gerais, biologia e química. Para medicina o processo seletivo ocorre apenas em Caxias do Sul, com apresentação dos candidatos a partir das 11h30 e fechamento dos blocos às 13h15. O início da prova é às 13h30 (horário oficial de Brasília). A entrada nos blocos será organizada de modo escalonado, levando em conta as iniciais dos nomes candidatos.

Já aqueles que farão vestubular dos outros cursos de bacharelado, às Licenciaturas e aos cursos superiores de tecnologia terão duas horas para fazer a prova de redação. As pessoas tem a possibilidade de optarem pelo aproveitamento da nota de redação dos Vestibulares da UCS, de 2015 a 2020, ou pelo aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2014 a 2019, ficarão dispensados de fazer a prova presencial. Para os demais cursos, a prova de redação está marcada para o campus-sede, além de Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Vacaria. Os horários de início e também do formato de entrada nos blocos serão informados em breve.

O valor da inscrição no Vestibular de Verão para os candidatos ao curso de medicina é de R$ 250. Para os demais cursos, os candidatos precisarão pagar R$ 20. Estarão dispensados do pagamento da inscrição os candidatos que utilizarem a nota de redação dos Vestibulares da UCS, de 2015 a 2020 (aproveitamento), e os que se inscreverem nas licenciaturas.

A UCS exigirá várias medidas de segurança para conter a pandemia, entre elas está a necessidade do candidato levar ao local de prova sua caneta esferográfica azul com corpo transparente. A universidade não a fornecerá, como nas edições anteriores.

Confira todas as orientações para os candidatos:

  • Trazer sua própria água, em garrafa plástica transparente, sem rótulo, de até 500 ml;
  • Trazer, em embalagem plástica transparente, barra de cereal e chocolate picado (ambos fora das embalagens originais), caso queiram se alimentar durante a prova;
  • Concordar com a medição da temperatura corporal que será aferida por profissionais treinados, na entrada de cada Bloco, utilizando-se termômetro digital. Caso seja identificada temperatura superior a 37,5º, o candidato será direcionado a uma sala individual a fim de realizar a prova;
  • Chegar à Universidade com máscara de proteção facial com cobertura total de nariz e boca. Essa máscara será substituída por outra que a UCS fornecerá para a realização da prova. Não será permitida a entrada, nem a permanência nos Blocos, sem máscara;
  • Higienizar mãos com álcool gel que será disponibilizado em todos os ambientes de realização da prova;
  • Responsabilizar-se pelo acondicionamento e/ou descarte do material de proteção utilizado (máscaras, luvas, etc.), seguindo as recomendações dos órgãos de saúde;
  • Observar os protocolos e manter o distanciamento social;
  • Atentar, em caso de candidato para Medicina, para o horário de chegada (especificado no item 3.6 do edital), que ocorrerá em grupos, em intervalos de 15 minutos, para evitar.

Leia Também

Deixe o seu comentário!