A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio deste ano terá a 1ª edição do Drive-Thru da Fé, em Farroupilha. A iniciativa ocorre em virtude das medidas de segurança para a contenção da Covid-19. No dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio, os condutores e passageiros de automóveis que chegarão no Santuário receberão a bênção de padres e serão convidados a contribuir com um quilo de alimento não-perecível, posteriormente doado a instituições por meio do Gabinete da Primeira-Dama.

Uma reunião com os representantes das prefeituras de Farroupilha e Caxias do Sul, além de profissionais das áreas de segurança, trânsito e saúde, foi realizada nesta quarta-feira, 5, para o alinhamento do evento. O prefeito Fabiano Feltrin reforçou a importância da conscientização do público em não promover qualquer tipo de aglomeração.

As missas celebradas no dia 26 serão transmitidas virtualmente pelas redes sociais do Santuário, como vem acontecendo desde o início da pandemia. A igreja deve permanecer fechada e não haverá estrutura de apoio disponível ao romeiro. A ideia é não incentivar a vinda dos caminhantes ao Santuário, conforme explica o reitor, padre Gilnei Fronza. “O momento não permite aglomeração, não permite que a romaria aconteça da forma como sempre fizemos e gostamos. É muito triste para todos nós, sem dúvidas. Precisamos ser lembrados de que é o momento de cuidarmos uns dos outros, e o que temos disponível para isto, além da vacina e das medidas de proteção, é o distanciamento social. Pedimos aos devotos de Caravaggio que entendam nosso pedido de conscientização”, afirma.

A 142ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tem como lema deste ano “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

COMO SERÁ O DRIVE-THRU DA FÉ

>> Uma estrutura situada na Avenida Dom José Baréa, nas proximidades ao Santuário, permitirá que dois carros por vez recebam a bênção dos padres. Os participantes são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível. A recomendação é que os ocupantes do carro permaneçam no interior do veículo durante a ação.

>> O motorista sairá pela Rua 02 de Fevereiro, na lateral do Santuário. Haverá suporte da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da Fiscalização de Trânsito para orientar os motoristas.

>> A ação ocorrerá no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio e feriado municipal em Farroupilha e Caxias do Sul. A programação deve se estender das 8h às 16h.

>> O Santuário reforça que no final de semana que antecede o evento, dias 22 e 23, não haverá qualquer tipo de estrutura disponível ao público. A igreja deve permanecer fechada e a programação será transmitida pela internet.

>> Não haverá estrutura de apoio ao longo do caminho ou no entorno do Santuário, serviço de transporte (ônibus), distribuição de água ou banheiros disponíveis ao público. As medidas são necessárias porque há receio de que se forme aglomeração nesta data, já que é um evento tradicional da Serra Gaúcha. A equipe do Santuário e das prefeituras conta com o bom senso e a compreensão da população neste momento.

Deixe o seu comentário!