O gerente geral do Banco do Brasil de Farroupilha, Juliano Richter alertou os clientes bancários para que fiquem atentos aos golpes eletrônicos. Richter salientou que os usuários não devem passar seus dados para supostos funcionários de agências, já que esta prática não é utilizada pelos colaboradores.

Conforme Richter, muitas mensagens contém links e se o cliente clicar, os cartões podem ser clonados. “O banco não envia SMS de número de celular. Se você receber, o contato é pelo número 4004 ou 001, no caso do Banco do Brasil. Os bancos nunca pedem sua senha”, aconselhou.  

Outro golpe é do motoboy, no qual a pessoa recebe uma ligação de um homem afirmando ser um funcionário bancário que quer cancelar operações que teriam sido feitas em nome da vítima. O atendente afirma então que um motoboy irá até a casa do proprietário do cartão, a fim de levar um documento, comprovando a compra e realizando o cancelamento. Desse modo, o homem leva o cartão da vítima embora.

Segundo o gerente, outra armadilha é a clonagem de sites de compra. Nesse caso, aparecem janelas pop-ups oferecendo produtos ao internauta. Quando ele clica nos sites, realiza a compra, emite o boleto ou digita o número do cartão, quem recebe o pagamento é o criminoso. “Os bancos geralmente têm uma ferramenta chamada cartão virtual. É um cartão que tu cria só para aquela transação. Com isso você se protege, porque o cartão perde a validade”, explicou.  Em caso de dúvida, o cliente deve entrar em contato diretamente com seu banco.    

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