Os guardas municipais de Farroupilha receberão um curso de qualificação em março. A capacitação terá duração de 200 horas. A Academia de Polícia do Rio Grande do Sul (Acadepol) abordará as atribuições da Guarda Municipal, além da habilitação para o uso de arma de fogo. As informações foram solicitadas ao Poder Executivo pela bancada do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Em 31 de janeiro, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (Sismuf), Diego Tormes, e dois servidores denunciaram ao Ministério Público (MP) a falta de preparação dos guardas municipais.

De 14 membros, apenas dois estariam preparados para realizar suas funções. Os guardas solicitaram treinamento específico, materiais de trabalho e orientação.

Em relação à chefia da Guarda Municipal ser de competência de um servidor de Cargo de Confiança (CC), o que é ilegal, o prefeito Claiton Gonçalves explicou que no momento em que tudo estiver regularizado, o cargo também passará a um servidor de carreira. Atualmente, o CC João Sarate comanda a Guarda Municipal.

Leia Também

Deixe o seu comentário!